Com inteligência artificial, Algar Telecom analisa conta de consumidores em um minuto

set 24, 2024 by

A Algar Telecom está construindo com o Billy: um sistema de hiperautomação, que usa tecnologias de IA Generativa e RPA (Robotização de Processos) para revolucionar a gestão do ciclo de receita da empresa. Desenvolvido para conferir faturas dos clientes dos segmentos corporativos e atacado antes de serem emitidas, Billy foi criado para aumentar a satisfação dos clientes e trouxe mais eficiência operacional para a Algar Telecom.

A inteligência, que foi idealizada dentro da própria área que faz a gestão financeira da companhia, faz leitura dos dados da primeira fatura, ou após alguma alteração de valores, que pode ser uma nova venda, um upgrade ou downgrade, um reajuste contratual; qualquer solicitação que altere cifras para cliente. Assim, o Billy irá conferir para garantir que tudo está correto e não trará transtornos que podem ser evitados.

Antes, as faturas eram analisadas de forma manual, o que despendia muito esforço, atenção e tempo de análise. Diante deste cenário, com o apoio da Logicalis, a Algar Telecom desenvolveu uma solução que combina inteligência artificial generativa e robotização para fazer o trabalho repetitivo. A resposta veio na forma do Billy, batizado com um nome que remete à sua função principal, billing (cobrança em tradução para o português). A ferramenta interpreta e corrige dados extraídos de contratos em PDF, garantindo a emissão de faturas 100% precisas.

Implementado em março deste ano, ele já impactou positivamente os segmentos corporativo e atacado, reduzindo o tempo de análise de faturas em 96%: de 31 minutos para apenas um minuto por fatura. Desde então, ele gerou R$ 2 milhões em ganhos de Opex (despesas operacionais da organização).

“O Billy superou todas as nossas expectativas”, afirma Zaima Milazzo, vice-presidente de tecnologia, evolução digital, agilidade e inovação da Algar Telecom. “Ele não só está num processo de extinção de emissão de faturas incorretas, como também nos permitiu otimizar recursos e atua para promover uma experiência aos nossos clientes sem transtornos. Ele se tornou um exemplo concreto de como a automação e a IA podem ser ferramentas poderosas para melhorar processos, reduzir custos e, acima de tudo, oferecer um serviço de excelência”, completa a executiva.

Zaima ainda destaca mais um ponto: “A experiência dos nossos associados, como são chamados nossos trabalhadores, avançou. Imagine um profissional que estava dedicado à conferência de dados e agora passa a desenvolver atividades mais nobres e com mais interatividade com os colegas de trabalho. Isso está acontecendo”.

Mas o Billy não é apenas um sistema: ele é um talento digital da equipe Algar Telecom. Sua avaliação de performance é realizada continuamente pelo CoE (Centro de Excelência em Automações e Inteligência Artificial). Os especialistas, além de garantirem uma boa performance, são responsáveis pela evolução contínua do assistente virtual, treinando-o para mais funcionalidades, o que o mantém em constante desenvolvimento, com um plano de carreira estruturado.

Atualmente, na fase 1, ele atua como “Estagiário”. Seu plano de carreira prevê uma ascensão a cada fase de implementação de novas funcionalidades: de “Analista Júnior” a “Especialista”, ele irá gradualmente assumir responsabilidades mais complexas. No futuro, vêm a análise de pró-formas de todas as faturas (histórico), comparação de valores faturados em busca de variações de receita e expansão para os segmentos de Varejo e MPE.

“A solução de AI Generativa é capaz de entender documentos mesmo com informações preenchidas fora de padrão ou abreviadas, com quase 100% de precisão nos principais campos e com alta capacidade de processamento, assegurando agilidade nas análises. O sucesso desse projeto abre espaço para outras iniciativas inovadoras usando a Inteligência Artificial”, destaca Eduardo Terzariol, diretor de Hybrid Cloud e Data Analytics & IA da Logicalis Brasil.

IP News, 23 de setembro de 2024

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *