67,5 milhões de brasileiros acessam a internet
Levantamento do Ibope Nielsen Online mostra que o número de internautas cresceu 8% durante 2009 em todos os ambientes – trabalho e domicílio. Neste ano, o número de acesso cresceu 0,4%, sendo que 36,7 milhões foram usuários ativos só em fevereiro. Buscadores, portais e comunidades virtuais lideram a audiência.
O Ibope Nielsen Online divulgou seu recentemente levantamento sobre a internet e a conclusão mostra que o acesso em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade, chegou a 67,5 milhões de pessoas no quarto trimestre de 2009. De acordo com a empresa de pesquisa, isso significou um crescimento de 1,7% em relação ao terceiro trimestre e de 8,2% sobre o primeiro trimestre de 2009.
De acordo com os quatro trimestres de 2009, o índice que mostra que no primeiro o Brasil tinha 62,3 milhões de acesso. Nos períodos seguintes mostram que: 2T09 foram 64,8 milhões de acessos, 3T09 66,3 com milhões e no último chegou a 67,5 milhões.
O levantamento mostra que o número total de pessoas com acesso no trabalho e em domicílios cresceu 0,4% e chegou a 47 milhões. Do total de pessoas com acesso, 36,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro de 2010. Entre os dois primeiros meses deste ano, a quantidade de acesso representa um crescimento de 1,7%, para os dois ambientes – trabalho e domicílio.
Em fevereiro de 2010, o Ibope constatou que a categoria que apresentou o maior crescimento da audiência em relação ao mês anterior entre os que usam a internet no trabalho ou no domicílio foi Educação e Carreiras, com aumento de 5,6%. Também cresceram os sites de Finanças e Investimentos (2,9%), Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (1,7%) e Notícias e Informação (1,5%).
Segundo o serviço AdRelevance, que monitora a publicidade na internet, os sites de educação também apresentaram em fevereiro de 2010 elevada atividade publicitária. Na subcategoria Recursos Educacionais, foram veiculadas 465 campanhas por meio de 1.265 peças publicitárias.
Para o Ibope, a categoria com maior audiência continuou sendo Buscadores, Portais e Comunidades, com 34,7 milhões de usuários únicos em fevereiro, equivalente a um alcance de 94,5% dos 36,7 milhões de usuários ativos do mês.
A subcategoria Comunidades, que inclui sites de redes sociais, blogs, bate-papos, fóruns e outros sites de relacionamento, atingiu em fevereiro 31,7 milhões de pessoas, ou um alcance de 86,3% dos usuários ativos, o maior entre os dez países em que é feita a pesquisa. O tempo médio por pessoa na subcategoria em fevereiro foi de 4 horas e 28 minutos.