Ex-diretor da TIM traz provedora de publicidade para o Brasil
O ex-diretor de Planejamento Estratégico e Novos Negócios da TIM, Renato Ciuchini, decidiu encarar um novo desafio e partiu para a Web 2.0. Junto com o publicitário Marcello Ursini, está lançando a Zooppa no Brasil, um portal de crowdsourcing advertising de origem italiana e que já conquistou seu primeiro cliente: a Sky.
A Zooppa (www.zooppa.com.br) é uma provedora global de publicidade gerada por usuários (crowdsourcing advertising). A empresa chega ao país no momento em que as redes sociais, em especial Facebook, Orkut e Twitter, vivem um boom e estão impactando de forma definitiva as estratégias de marketing das principais marcas junto aos consumidores.
“Hoje, a principal estratégia utilizada pelas empresas para gerar engajamento e viralização nas redes sociais tem sido por meio de vídeos online, popularmente conhecidos como ‘virais’. Como não existe uma fórmula totalmente segura que garanta o sucesso de um vídeo nestas redes, a estratégia nem sempre se mostra totalmente confiável para os anunciantes”, explica Renato Ciuchini, sócio-diretor comercial da Zooppa no Brasil. “O conteúdo gerado dentro da Zooppa possui quantidade e qualidade suficientes para o cliente planejar de forma mais segura a sua estratégia viral, decidindo pela divulgação individual ou simultaneamente dessas peças, de acordo com o objetivo estratégico da marca”, assegura Ciuchini.
Sediada em Seattle (EUA) e com presença na Itália, a Zooppa possui uma rede social com cerca de 60 mil usuários, sendo seis mil brasileiros, que postam idéias, peças gráficas e vídeos virais, concorrendo a prêmios oferecidos pelo site. Esta comunidade é formada basicamente por publicitários, profissionais de marketing, estudantes e consumidores. As melhores peças são escolhidas pela própria comunidade, pelo cliente e pelo conselho da Zooppa.
No Brasil, a primeira empresa a utilizar a Zooppa é a Sky, que atualmente está com um concurso para promover o seu serviço Sky HDTV.