Comunicações embarcadas são oportunidade para operadoras de satélite
O mercado de comunicações embarcadas em aeronaves promete um forte crescimento no Brasil e na América Latina, segundo a análise realizada por especialistas durante o Congresso Latinoamericano de Satélites, realizado nesta quinta, 15, no Rio de Janeiro. A expectativa é que na América Latina esse mercado represente cerca de US$ 430 milhões com projeção de crescimento, ao contrário de mercados desenvolvidos, como nos EUA, onde a maior parte do mercado está tomado.
Segundo Anand Chari, CTO da Gogo, uma das principais provedoras de serviço embarcados do mundo, a grande revolução nesse mercado está na evolução das tecnologias de antenas e banda larga via satélite, que têm permitido conexões mais rápidas e baratas. A Gogo já consegue oferecer hoje, com a tecnologia chamada de 2Ku (uma antena dupla de banda Ku) velocidades de 100 Mbps a bordo. Uma das clientes da empresa é a Gol, que deve lançar o serviço em Breve. Azul e Avianca também preparam lançamentos de banda larga e telefonia embarcada, segundo os operadores de satélite que têm participado das RFPs dos integradores.
Para Russel Ribeiro, diretor da Gilat no Brasil, é preciso ainda cautela com esse mercado, pois há dúvidas em relação aos modelos de negócio, se subsidiados pelas companhias aéreas, se num modelo de revenue-share ou se custeado por publicidade. Ele também lembra a questão da qualidade dos serviços, já que com investimentos estimados em US$ 300 mil para equipar cada aeronave com sistemas de comunicação para os passageiros, há uma conta complexa em relação à evolução das tecnologias com o crescimento esperado do tráfego.
Samuel Possebon, Teletime, Sexta-feira, 16 de outubro de 2015