MCTI espera orientação do Planejamento para cortes e reestruturação
O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, o deputado federal pelo PMDB do Rio de Janeiro Celso Pansera, voltou à Câmara nesta quinta-feira, 15/10, para prestigiar a Frente Parlamentar de C&T, onde prometeu cuidar pessoalmente do trato com os parlamentares e saber, em breve, qual o tamanho da cirurgia que vai operar no Ministério.
“Na segunda ou na terça-feira vou receber o estudo do Ministério do Planejamento sobre o novo tamanho do ministério. Aí vamos reorganizar. Nas equipes de trabalho, nas secretarias, o critério é técnico. Mas a relação política da câmara vamos fazer muito bem e vou comandar esse processo fundamental”, disse o ministro.
Questionado pelo portal Convergência Digital sobre as propostas de fusão de certas secretarias, particularmente a SEPIN, voltada para Políticas de Informática, Pansera disse inicialmente que qualquer indicação nesse sentido é especulação. Mas admitiu que se o MCTI for alvo do corte de 30 secretarias ministeriais, fundir estruturas será uma das medidas necessárias.
Orçamento
“A crise macroeconômica afeta, não tem como não ser afetado, e não seria diferente na Ciência e Tecnologia. Dentro da situação do país, obviamente estamos reorganizando o ministério, mas tem um conjunto de pautas que o [ex-] ministro Aldo Rebelo já havia desenhado e que daremos continuidade”, explicou Celso Pansera.
Enquanto isso, ele também promete tentar garantir um panorama um pouco melhor para o próximo ano. O ministro antecipou que, na próxima semana, se reúne com o relator setorial do Orçamento 2016 para C&T e comunicações, deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG). “Vamos avaliar e poderemos sugerir alterações”, disse o ministro.
Luís Osvaldo Grossmann, Convergência Digital, Quinta-feira, 15 de outubro de 2015