Administrador judicial vai analisar troca de diretores na Oi
O juiz responsável pela recuperação judicial da Oi, Fernando Cesar Ferreira Viana, pediu nesta quinta-feira, 28/7, a opinião do administrador judicial – a PricewaterhouseCoopers – e do Ministério Público sobre o pleito do fundo de investimentos Société Mondiale para mudanças no Conselho de Administração da operadora.
Na prática, uma decisão da 7a Vara Empresarial do Rio de Janeiro sobre esse assunto pode sair ainda na próxima semana. O fundo, gerido pelo empresário Nelson Tanure, tenta remover da direção da Oi cinco executivos indicados pela Pharol, sucessora da Portugal Telecom.
Sobre esse mesmo assunto, a Oi divulga posição da Anatel, na qual a agência indica que não precisa ser ouvida previamente sobre mudanças no Conselho. “Os atos societários necessários ao processo eletivo em comento (…) podem ser realizados até a posse dos novos membros inclusive, sem a necessidade de manifestação prévia desta Agência”.
A Société Mondiale detém 7% das ações com direito a voto da Oi, mas anunciou ao mercado ter reduzido para 3,45% o volume de ações preferenciais da operadora, “totalizando 6,32% do capital social da Companhia”, conforme comunicado da própria Oi.
Luís Osvaldo Grossmann, Convergência Digital, 29 de julho de 2016