Snapchat cria óculos escuros que grava vídeos
No começo de setembro, foi noticiado que o Snapchat estaria preparando a sua entrada no mundo do hardware porque havia se tornado membro do Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG). O que era apenas um rumor se tornou realidade: a empresa anunciou o Spectacles, um óculos escuro que grava vídeos. Ele será lançado em breve ao preço de US$ 130.
O Spectacles traz duas microcâmeras sem fio que gravam vídeos de 10 segundos de duração em 115 graus e em formato circular, para serem publicados no Snapchat. Para gravar, basta o usuário apertar um botão ao lado da haste esquerda. Uma luz se acende no óculos, para indicar que está gravando. Todos os vídeos podem ser passados mais tarde por Bluetooth ou Wi-Fi para o smartphone do usuário. A empresa informa que a bateria do óculos dura cerca de um dia.
O Spectacles será vendido em três cores: preto, azul turquesa e laranja avermelhado. Não se sabe ainda a resolução do vídeo, nem a memória interna para armazenamento e tampouco como e aonde exatamente ele será comercializado.
Análise
O óculos do Google não deu certo. Por que este daria? Há algumas diferenças importantes a serem consideradas. Para começo de conversa, o Google Glass custava US$ 1,5 mil, enquanto o Spectacles terá menos de um décimo do preço. O Google Glass foi promovido como sendo um produto para nerds, quase como um computador no rosto da pessoa. O Spectacles está sendo apresentado como um produto descolado, o que se percebe pelas suas cores e pelo fato de ser um óculos escuro. O Google Glass despertou uma preocupação dos americanos quanto à invasão de privacidade, pois não dava para saber quando seu usuário estaria filmando ou tirando fotos. No Spectacles uma luz é acesa durante a gravação. Por fim, o Snapchat já tem uma enorme base de usuários fiéis no mundo, a maioria jovens abaixo dos 20 anos, todos nativos digitais acostumados a essa superexposição pessoal das redes sociais. Por tudo isso, o Spectacles tem mais chance de ser bem-sucedido que o Google Glass.
Mobile Time, 26 de setembro de 2016