Justiça faz mutirão para acordos entre teles e consumidores
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro vai promover na semana de 21 a 25 de novembro um esforço concentrado para firmar acordos entre empresas e consumidores evitando assim que os conflitos tornem-se novos processos judiciais.
O foco será sobre 14 empresas, sendo as operadoras de telecomunicações o principal grupo por reunir cinco: Vivo, Oi, Tim, Nextel e Sky. O mutirão envolve ainda quatro varejistas (Ricardo Eletro, Via Varejo, C Nova e Lojas Americanas); três bancos (Bradesco, Itaú e Santander), e duas utilities (Ceg e Light).
Segundo o TJRJ, qualquer consumidor que tenha algum tipo de conflito com as empresas participantes poderá buscar acordos na chamada Semana Nacional de Conciliação.
“Atualmente o custo de um processo é de R$ 1,8 mil, ainda que seja em Juizados Especiais e é o contribuinte quem paga. A oportunidade de buscar a conciliação extrajudicial, sem a necessidade do ajuizamento de ações, é algo que temos que festejar”, afirmou o coordenador do centro de conciliações, juiz Flávio Citro.
Convergência Digital, 11 de novembro de 2016