BNDES promete R$ 1 bilhão para levar Internet aonde o mercado não vai
O BNDES terá uma linha de crédito para financiar a implantação de redes de acesso a internet em regiões sem atratividade econômica – ou seja, onde as operadoras não iriam normalmente. Chamada de ‘conectividade inclusiva’, a linha deverá contar com recursos de R$ 1 bilhão para operadoras, mas também para provedores regionais de internet e deverá estar disponível no primeiro trimestre de 2017. A informação foi dada no Painel Telebrasil, realizado em Brasília, na quarta-feira, 23/11.
“A linha que a gente esta desenhando é destinada a investimentos em regiões ou cidades em que a viabilidade econômica requer financiamento um pouco mais barato. A intenção é viabilizar investimentos que com recursos tradicionais aquelas localidades não receberiam, para implantação de redes em regiões em que meu funding de TJLP vai fazer diferença”, explicou a chefe do departamento de tecnologia da informação do BNDES, Irecê Kauss.
A mesma linha, ainda em discussão com a direção do banco, também será destinada implantação de banda larga de unidades básicas de saúde e escolas públicas, em conexões “de banda muito alta”, indicou. A partir do sinal verde da direção do BNDES, a linha vai estabelecer os critérios de seleção das cidades e formas de verificar o cumprimento dos compromissos assumidos. “Se estou fazendo empréstimo para conectar uma escola, vou precisar da comprovação de que foi conectada e da velocidade”, disse Irecê Kauss.
Luís Osvaldo Grossmann e Pedro Costa, Convergência Digital, 23 de novembro de 2016