4,5G? É Mentira.
Duas grandes operadoras de telecomunicações fazem intensa propaganda sobre o 4,5G vendendo a ideia de que é um grande avanço tecnológico para a sociedade. Até seria, se fosse verdade. Porque, lamentavelmente, para a grande maioria dos usuários é apenas uma jogada comercial.
As operadoras sabem que são necessários três fatores para que qualquer geração de celular funcione: uma rede de suporte com sinal disponível no padrão específico, aparelhos telefônicos no mercado que suportem essa função e um plano de dados que ofereça essa tecnologia.
O que as operadoras não informam claramente é que menos de 10% dos aparelhos no mercado suportam a função 4,5G. E justamente porque são poucos com essa capacidade, os celulares disponíveis no mercado são caríssimos. Mesmo que o assinante tenha um aparelho 4G ele não conseguirá acessar uma rede 4,5G.
A rede 4,5G é quase inexistente no Brasil. Assim, mesmo que você compre esse celular a um preço muito alto, na maior parte dos municípios e regiões não terá um sinal disponível 4,5G. Atualmente, nem mesmo a rede 4G cobre todos os municípios! Há mais de 1000 localidades que não têm sinal sequer de celular 2G.
O fato é que a única coisa oferecida pelas operadoras é o pacote de dados 4,5G. Você pagará caro e ficará nas mãos com um serviço inexistente. Não seja enganado.
Instituto Telecom, Terça-feira, 19 de fevereiro de 2019