Telefonia móvel: mercado cai em agosto, mas 4G soma 1,89 milhão de novas adições

out 9, 2015 by

Dados do mercado de telefonia móvel divulgados nesta quinta-feira, 08/10, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que o setor está sentindo o impacto da retração da economia brasileira. Em agosto, houve queda no número total de acessos ativos em relação ao mês de julho. No oitavo mês do ano, o país somou 280,02 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 136,86 acessos por 100 habitantes.

No oitavo mês do ano, os acessos pré-pagos totalizavam 208,02 milhões (74,29% do total) e os pós-pagos, 72 milhões (25,71%), o que representa uma adição negativa de 1, 427,2 milhão de acessos. Em julho, a agência reguladora contabilizava 281.450.221 milhões de linhas ativas. De maio até agosto, a base móvel perdeu 2,81 milhões de acessos ativos.

Ao mesmo tempo, o mercado mostra uma tendência de migração efetiva para o 4G. De julho para agosto, os acessos 4G chegaram a 16.543.314 milhões. Em julho, eram 14.650.370 milhões, o que significa uma adição líquida positiva de 1,89 milhão de acessos à base do serviço. Em fevereiro, o 4G somava 8.377.123, o que pontua um incremento de 100% em pouco mais de seis meses.

O 3G, WCDMA, lidera o mercado de tecnologia com 162.308.888 milhões de acessos ativos, reportando um ligeiro crescimento em relação a julho, quando somava 161.965.094 milhões de acessos ativos. Por sua vez, o GSM vai perdendo cada vez mais usuários.

A segunda geração de telefonia móvel soma 83.856.179 milhões de acessos ativos, mas registrou de julho para agosto, uma perda de 3,731 milhões de acessos. De fevereiro até agosto, o GSM perdeu 8,4 milhões de acessos ativos no país.

A Vivo permanece na liderança do mercado, com 81.430.311 milhões de acessos ativos, mas em relação a julho registrou uma adição negativa de 768.101 mil acessos. A TIM está na segunda posição, com 73.388.482 milhões de acessos ativos, mas também registrou adição negativa com 636.662 mil acessos desativados em 30 dias.

A Claro está na terceira posição com 71.209.538 milhões de acessos ativos, com adição negativa também, mas bem abaixo das primeiras colocadas Vivo e TIM – 161.250 mil. A Oi segue na quarta posição com 50.046.902 milhões de acessos ativos. A tele também teve adição negativa, mas bem inferior à registrada para Vivo, TIM e Claro – 4.582 mil acessos. A Nextel chegou a 2.249.241 milhões de acessos ativos, com adição positiva em relação a julho – 123.472 mil acessos.

Ana Paula Lobo, Convergência Digital, Quinta-feira, 08 de Outubro de 2015

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *