2010, o ano do mercado móvel
Em previsão para o setor de serviços em telecomunicação na América Latina, a consultoria Frost&Sullivan enxerga a força da ultra banda larga, do VAS e a chegada de MVNOs na região. Além disso, ela constata que o WiMAX será a principal ferramenta de inclusão digital em áreas de baixa cobertura de redes IP.
A consultoria Frost&Sullivan divulgou suas previsões para 2010 no setor de serviços em telecomunicação na região da América Latina. No ano passado, a companhia acertou que as telcos entrariam no espaço de TI, a ocorrência da difusão das redes 3G e banda larga, além da massificação dos serviços móveis depois da chegada do iPhone. Porém, errou ao dizer que a IPTV seria uma realidade.
De acordo com o levantamento da consultora, para este ano, a contratação dos serviços de tecnologia da informação e a utilização mais expressiva da rede móvel serão as grandes apostas para o mercado de telecomunicação.
Ultra banda larga ganhará força
Com o novo estilo de vida digital, onde as pessoas desejam acessar a web com mais facilidade, a demanda por uma banda larga “ultra” aumentará ainda mais. Pequenos e médios negócios estarão inclusos no alvo mercadológico, não se restringindo às grandes corporações. Segundo José Roberto Mavignier, gerente de tecnologias da informação e comunicação (ICT) da consultoria Fros&Sullivan, algumas ofertas já estão disponíveis.
Outras previsões para este ano incluem a diminuição vagarosa dos preços e mais domicílios passarão a contar com a tecnologia no dia a dia. Cada vez mais haverá conectividade entre vários dispositivos. O destaque ficará para aplicativos específicos como “casas inteligentes”, IPTV e video on demand.
“WiMAX não está morto”
Para a consultoria, o WiMAX contribuirá para áreas rurais e regiões com cobertura regular de banda larga. Haverá a entrada de players especializados, como a Russian Yota, que impulsionarão a tecnologia. Pequenas e grandes implementações de sucesso serão referência para a região.
Os setores de mineração (oil & gás), energia e agricultura estão entre os que investirão na adoção de novas tecnologias da informação. Já smartphones, PDAs, netbooks, dentre outros dispositivos, contribuirão para a vida do WiMAX, isso para proporcionar uma melhora na conectividade remota de corporações.
Mobile Marketing começa a decolar timidamente
A prática de mobile marketing será usada por várias companhias. Mavignier citou como exemplo o Bradesco, TIM, Coca-Cola e a rede Starbucks. Porém, o executivo afirmou que a adesão a esse modelo de negócio vai aumentar em ritmo tímido. Ele também disse que o uso do iPhone, smartphones e redes 3G serão importantes aliadas para o sucesso da prática da conectividade móvel.
VAS em banda larga se torna mais popular
A competição em serviço de valor agregado (VAS) deve aumentar em 2010. A tendência é que softwares, Internet, hardware e banda larga móvel comecem a ser baseados em VAS, que estará com a popularidade em alta. A previsão ressalta que algumas ofertas de banda larga não terão custo e outras serão pagas.
Mais MVNOs vão aparecer
A consultoria prevê que casos iniciais de sucesso de implementação de operadoras móveis com rede virtuais (MVNOs) irão surgir no México, Equador e Chile. Já no Brasil, é esperada a questão da nova regulamentação ser oficializada. “Acredito que este ano teremos grandes novidades, já que é ano eleitoral no País”, disse o executivo.
O relatório aponta que as MVNOs serão adotadas por redes de varejo, times de futebol e canais de TV. O destaque fica para a Telecom Argentina e a Une na Colombia, que já estão procurando parceiros para a operação.