5G é até 30% mais rápido que 4G no Brasil para navegar na web
A Ookla divulgou uma comparação do 5G com o 4G em análise da velocidade de carregamento da página, ou seja, quantos milissegundos leva para uma página carregar, nos três maiores serviços em nove grandes países ao redor do mundo durante o primeiro trimestre de 2024.
No caso do Brasil, os dados do Speedtest mostram que o 5G entregou uma velocidade de carregamento de página muito menor do que o 4G em todas as três maiores operadoras no Brasil durante o primeiro trimestre de 2024. O Google carregou 20% mais rápido em 5G do que 4G, o YouTube foi 25% mais rápido e o Facebook foi 30% mais rápido em 5G.
“Uma das promessas do 5G é a menor latência, o que deve levar a uma velocidade de carregamento de página mais rápida em qualquer página. O Speedtest Global Index relatou a média global para latência móvel como 27 milissegundos (0,027 segundos) e a banda larga fixa a 9 ms (0,09 s) em maio de 2024. A premissa usada é de que 40% dos usuários abandonam um site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar”, aponta a Ookla.
Além do Brasil, o estudo fez a mesma comparação no Canadá, França, Índia, México, Nigéria, África do Sul, Espanha e Estados Unidos.
Convergência Digital, 24 de junho de 2024