73% das teles da Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico querem ampliar oferta no pré-pago

jan 19, 2011 by

Cerca de 73% das operadoras móveis pretendem ampliar seus serviços pré-pagos, disponibilizando ofertas que geralmente eram direcionadas somente para clientes pós-pagos. A informação faz parte de um estudo encomendado pela Amdocs junto à empresa de análises Ovum com 19 operadoras na Europa, América do Norte e Ásia Pacífico. O estudo revela que praticamente metade dessas empresas acredita ser necessário investir em mudanças moderadas ou significativas em seus sistemas de suporte operacional e de negócios (BSS/OSS) para poder enfrentar com sucesso os desafios técnicos envolvidos na expansão de seus serviços pré-pagos.

Segundo Sara Kaufman, analista da Ovum, a grande oferta de smartphones e aparelhos mais sofisticados aumenta a expectativa dos clientes pré-pagos, que anseiam por mais qualidade em mensagens de texto, banda larga e aplicativos móveis. “Os serviços pré-pago móveis estão se tornando ainda mais populares no mundo. Este estudo prevê um crescimento neste segmento de 75%, em 2010, para 77% em 2015. As operadoras entendem que a revisão de suas estratégias de comercialização destes serviços é essencial para garantir a sua viabilidade de negócio a longo prazo”, complementa Kaufman.

 

Grande parte (73%) destas operadoras que afirmou o interesse em expandir as ofertas de serviços pré-pagos declarou que incluirão pacote de dados além de serviços de conteúdo, como downloads de aplicativos e banda larga móvel e mensagens.

 

Modelo híbrido

 

Um outro dado atrativo aponta que 63% das operadoras, principalmente da América do Norte e Europa, já oferecem modelos de pagamento híbrido (cobranças pré e pós-paga) com o intuito de ampliar as opções para seus clientes, garantindo mais fidelidade. Este controle dos gastos é um desejo do cliente e também passa a ser uma garantia de receita para as operadoras.

 

Investir é preciso

 

Entretanto, os atuais sistemas de suporte operacional e de negócios não devem suprir estas mudanças. Outras 47% das operadoras afirmam a necessidade de investimentos moderados ou significativos em suas plataformas (BSS/OSS), acelerando o lançamento de novos serviços. Mas, segundo a pesquisa, 67% das operadoras respondentes declaram já estar implementando mudanças em seus sistemas – e 33% delas devem ocorrer em até vinte e quatro meses. O desenvolvimento de soluções convergentes de cobrança é a grande aposta para 61% das operadoras.

 

Para Rebecca Prudhomme, vice-presidente de marketing de produtos e soluções da Amdocs, para ser mais competitiva uma operadora precisa lançar produtos pré-pagos e híbridos no mercado de forma ágil e ter flexibilidade na cobrança. “Muitas operadoras estão implantando sistemas convergentes de cobrança com esse objetivo, quem conseguir oferecer uma gama mais ampla de serviços estará estimulando seus clientes a usá-los mais, aumentando sua fidelidade e, consequentemente, o volume de negócios”, complementa Prudhomme.

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