Banda larga: governo reúne-se com operadoras na sexta-feira

fev 5, 2010 by

InternetAs operadoras de telecomunicações estão sendo convocadas pela Casa Civil para uma reunião na sexta-feira, em Brasília, quando lhes serão apresentadas as linhas gerais do Plano Geral de Banda Larga (PNBL), que vem sendo desenvolvido com por um grupo interministerial do governo, sob a coordenação de Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República. Ontem, o PNBL foi apresentado a representantes de entidades da sociedade civil, em reunião na qual esteve presente o presidente Lula.

A convocação das operadoras é uma resposta à carta que enviaram, por meio da Telebrasil, aos ministros das pastas envolvidos com o tema da banda larga. Nessa correspondência, que ainda não foi tomada pública, as empresas questionam a forma pouco transparente como as discussões do PNBL vêm sendo conduzidas, segundo relata fonte que teve acesso ao texto.

O que está em jogo com o PNBL, e que preocupa as empresas, é a recriação da Telebras como estatal de banda larga e a possibilidade de que venha a prestar serviço ao usuário final. Os empresários querem entender melhor os objetivos do governo, qual é o seu papel no PNBL, e qual o efetivo papel que será reservado à Telebrás.

Embora não reconheçam, o que provocou o questionamento da condução do PNBL, neste momento, foi o fato de o governo ter apresentado a proposta à sociedade civil, sem ter agendado encontro com as operadoras. Pelo cronograma divulgado, os empresários só seriam convidados a debater o PNBL em mesa de pactuação após as diretrizes gerais terem sido aprovadas pelo presidente Lula em reunião marcada para o dia 10. Entenderam que iam receber o prato feito, com pouco margem de intervenção. E, por isso, questionaram o processo.

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *