Por que não há publicidade para a banda larga popular em SP?
Plano foi anunciado pela Net às vésperas do Natal de 2009, e Telefônica, acertou modelo após incompatibilidade com o projeto do governo estadual, e promete lançar serviço no dia 23/02, logo após o Carnaval. Porém, por enquanto, a publicidade em busca da adesão dos usuários fica restrita ao portal da Net.Todas as empresas que aderirem ao Programa Banda Larga Popular do governo paulista contarão isenção de 25% do ICMS referente ao serviço de internet no âmbito do programa, que tem como objetivo universalizar o acesso à web no Estado.
O Banda Larga Popular foi lançado em outubro, já com preço definido de 29,80 reais, incluindo modem, instalação e provedor internet. Mas só a Telefônica, a primeira a aderir ao programa, amargou mais de três meses até azeitar o modelo à proposta do governo. E o lançamento deve ocorrem em duas semanas, sem que nenhuma comunicação com a sociedade esteja em curso.
Exceto pela divulgação feita pela imprensa à época da assinatura dos dois acordos, Net e Telefônica, grandes investidores em publicidade, mantêm-se em silêncio no que se refere ao produto popular.
Há, sim, a opção de compra do serviço popular no portal da Net. Porém, é igualmente correto apreender que poucos usuários com o perfil – pessoas de menor poder aquisitivo – traçado pelo governo para consumir este serviço tenham desenvoltura tecnológica para identificar o produto no website, exceto pelo preço.
Ainda não vencemos o primeiro trimestre de vendas da Net para termos em mãos um comparativo de consumo do produto. Mas se São Paulo servir de laboratório para iniciativas da mesma envergadura, pode-se entender que sem ao menos o esforço dos governos – patronos da proposta de banda larga popular — um investimento em divulgação do serviço, pouco se avançará na base instalada e pouco da política pública para inclusão digital caminhará ao longo de 2010.