Para Barthi, da Índia, celular é principal canal de distribuição de conteúdos para baixa renda
A estratégia da maior parte das operadoras do mundo para fomentar o consumo de conteúdos de entretenimento no celular tem sido focada, até o momento, em usuário de médio e alto poder aquisitivo. Mas com a popularização de handsets de baixo custo com funcionalidades avançadas e de smartphones baratos, parece haver uma mudança nesse padrão. A terceira maior operadora do mundo e maior operadora indiana, a Barthi Airtel, diz que o celular está se tornando o primeiro meio de contato de muitas pessoas com os conteúdos digitais, como músicas e clips de vídeo. “Não se pode perder de vista que o celular é a principal plataforma de comunicação de muitas pessoas, e esse será o canal para a distribuição de músicas e vídeos”, disse o CEO da operadora, Sanjay Kapoor, durante palestra no Mobile World Congress, que acontece esta semana em Barcelona. A Airtel tem buscado difundir o conceito de “Lifestyle Company” entre seus 120 milhões de clientes, e usa intensamente conteúdos audiovisuais como ferramenta de comunicação e fidelização de seus clientes. “No caso da Índia, temos uma população muito jovem, com 560 milhões de pessoas abaixo de 25 anos, e essa tem sido a melhor maneira de trazer esse público para a nossa operação. Não há nenhuma mídia com tanta capacidade de interação e que seja tão pessoal quanto o celular. A Barthi Airtel afirma que está trabalhando para que a base de informações que tem sobre os clientes ajude oferecer a esses consumidores conteúdos mais adequados ao seu perfil de consumo. Com isso, acredita, conseguirá se manter mais próxima do cliente.