TCU vai intensificar fiscalização de TI

mar 22, 2013 by

O Tribunal de Contas da União promete maior rigor nas fiscalizações de tecnologia da informação. A Secretaria Geral de Controle Externo foi reestruturada e os auditores reunidos por áreas temáticas, com o objetivo de dar ainda maior especialização às unidades técnicas.

“O TCU vai apertar muito a fiscalização”, garante o auditor Claudio Cruz, que participou do Fórum TIC Brasil, promovido pelo portal Convergência Digital e a Network Eventos.

 

Ele explica que o tribunal dividiu a área de controle externo em quatro segmentos: social, para temas como educação e saúde; infraestrutura, notadamente as obras; desenvolvimento; e serviços essenciais do Estado. “Essa última é onde estamos”, explica o auditor acostumado a acompanhar o setor de TI.

 

Uma das mudanças importantes pela qual já passou o TCU, diz Cruz, foi ampliar a fiscalização para a alta administração. “Cansados de ver repetição de problemas, inauguramos uma nova fase para atuar na governança. Não adianta ficar só no ‘chão da fábrica’ e o TCU passou a atuar no extrato superior da administração pública”.

 

O auditor acredita que “hoje compra-se TI melhor do que no passado” e que essa seria uma percepção do próprio mercado fornecedor. E destaca que a velocidade é um dos itens importantes nas licitações, mas é complexo combiná-la com bons editais.

 

“A velocidade das licitações é fundamental, quanto mais rápidas, melhores resultados aos cidadãos. A dificuldade é como fazer edital de altíssima qualidade para ter competição no preço”, avalia.

 

 

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *