VMWare: área de TI ganhou mais destaque com virtualização

mar 3, 2010 by

VMwareWhite Paper da empresa defende a ideia de que o setor não é um custo, e sim um serviço, e deve ficar fora das salas de reuniões.

O crescimento da virtualização e da computação em nuvem está mudando o modo de como o setor de Tecnologia da Informação (TI) é visto na corporação.

E, de acordo com a VMWare, isso significará uma transformação dramática no papel dos chefes de estratégia (CIOs) e dos outros gestores de TI. Como parte dessa iniciativa, a companhia escreveu um White Paper e montou um website para divulgar os seus pensamentos para a nova geração de administradores de TI.

“Há uma ironia aqui”, afirma o chefe de eventos operacionais da VMWare, Tod Nielsen. “Temos discutido por 25 anos que o setor de TI merece seu lugar na sala de reuniões e agora estamos dizendo o oposto”.

O que a VMWare está dizendo não significa que a importância do TI foi reduzida, mas que o setor agora tem uma importância estratégica maior. As ações em torno da virtualização e da computação em nuvem têm mudado o modo como as companhias veem o setor de TI.

Aparentemente, há uma identificação fácil entre a virtualização e a computação em nuvem, mas a VMWare insiste que as tecnologias não são a mesma coisa. “O Google é uma companhia de nuvem em massa sem qualquer elemento de virtualização”, afirma o pesquisador do Gartner, Milind Govekar. “Há também vários exemplos de projetos de virtualização que não envolvem nenhuma nuvem. Mas eles estão conectados, e prefiro ver a virtualização como uma fundação para a computação em nuvem.

Govekar também diz que os departamentos de TI precisavam mudar a maneira como são pensados. “Você claramente precisa de tecnologia para distribuir serviços, mas a questão mais complicada é como ter o setor de TI funcionando como um serviço. Ele é geralmente visto como um centro de custos, e a primeira reação aos custos é sempre o corte”.

Essa tendência de preocupação com os departamentos de TI surgiu porque a computação em nuvem é vista como uma opção fácil, segundo Govekar. “Os negócios veem a computação em nuvem como uma forma de pular o TI e ir direto à nuvem. O que as empresas deveriam estar fazendo é discutir como fazer mais dinheiro a partir desse setor.”

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *