Teles abandonam modems 3G e não se mobilizam no 4G

mar 11, 2014 by

Com a justificativa da qualidade do serviço – em função da cobertura ainda restrita e da capacidade dos backbones,  as operadoras móveis, nos últimos dois anos, deixaram de investir na venda de modems 3G. O crescimento do serviço está estagnado desde 2012 e fechou 2013 com sete milhões de dispositivos ativos. E no 4G, os modems seguem fora, pelo menos neste momento, dos planos. Os acessos 4G contabilizados – 1,57 milhão em janeiro – foram todos por smartphones. Em janeiro, por exemplo, todas as operadoras tiveram adições negativas de modems.

 

Segundo os dados divulgados pelo portal Teleco, a Vivo segue líder absoluta neste mercado com 50,95% de market share, seguida pela Claro, que desponta com 27,39%. As rivais TIM e Oi ficam muito distante – respectivamente 9,38% e 8,81%. O desempenho de TIM e Oi é a prova que os modems banda larga deixaram de ser relevante na estratégia de fidelização do consumidor. No começo de 2013, por exemplo, a TIM tinha 11,18% de market share. Já a Oi, tinha 10,88%.

Vivo e Claro foram as operadoras que mantiveram, sem alarde, as expectativas nas vendas de modems 3G. A Vivo, no início de 2013, tinha 47,42% do market share. E a Claro 29,33%. Fato a se registrar é que em janeiro, houve adições negativas de modems em todas as operadoras. A Claro foi a que apresentou o pior desempenho com, segundo dados do Teleco, a desativação de 31 modems, tendência, aliás, repetida nos últimos seis meses.

A TIM teve adições negativas durante todo ano de 2013. A Oi teve adições negativas a partir do segundo trimestre de 2013. Até a Vivo, que é líder do market share, teve adição negativa em janeiro, com -8, apesar de ter mantido um nível positivo ao longo de 2013, ao contrário de todas as rivais.

Em janeiro, a Vivo somava 3.562 milhões de modems ativos. A Claro, 1.914 milhões. A TIM, 656 mil. E a Oi, 616 mil. A Nextel, que fechou um acordo de compatilhamento de rede com a Vivo, fechou janeiro com 241 mil. O total de janeiro ficou em 6.990 milhões. Em dezembro, eram 7.034 milhões, o que significa uma desativação de 44 mil modens em 30 dias.

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