Após fusão com PT, Oi espera dobrar negócios para setor corporativo

jun 19, 2014 by

Com a fusão com a Portugal Telecom (PT), a Oi espera ampliar presença no mercado corporativo com entrega de soluções de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) em nuvem. Como parte desse esforço, a operadora inaugurou nesta quarta-feira (18), em São Paulo, o seu primeiro showroom com aplicações integradas para grandes empresas. 

 

O novo espaço mostra na prática soluções em nuvem para aumentar a produtividade e facilitar o dia a dia das organizações, principalmente com uso de aplicações móveis. O projeto é resultado da sinergia entre os times de tecnologia e pesquisa e desenvolvimento (P&D) das duas companhias, que é a primeira área a ser integrada após a fusão.

Maurício Vergani, diretor da Unidade de Negócios do Corporativo da Oi, diz que a PT é reconhecida pela sua experiência no atendimento ao setor corporativo e que traz conhecimento e ganho de escala para a operadora brasileira. Com a fusão, ele afirma que a Oi vai acelerar a entrega de soluções no Brasil para esse segmento, ofertando as mesmas aplicações lançadas em Portugal.

Boa parte dessas soluções vai rodar na plataforma Smart Cloud, lançada pela Oi em 2012 e suportada atualmente por três data centers, sendo dois no Brasil e outro da PT em Portugal. A ideia do grupo é ter as mesmas aplicações em três mercados: Brasil, Portugal e África do Sul, onde a PT também marca presença.

Com a força da PT no segmento corporativo, Vergani espera que a Oi mais que dobre a receita dos negócios de TIC. Hoje essa área representa 7% do faturamento da operadora e a previsão é esse número chegue a 15% até o final de 2015.

“Em cinco anos esperamos que essa participação seja de 25%”, afirma o executivo, apontando a necessidade da companhia de buscar novas fontes de receita para compensar a queda nos serviços de voz.

A nuvem será uma grande alavanca da operadora para alcançar essa meta. Vergani observa que as empresas estão contratando mais TI pelo modelo de serviço. Ele lembra que a Oi foi a primeira do setor de telecom no País a lançar ofertas voltadas para grandes companhias num momento em que elas estavam reticentes com o processamento em cloud por causa das questões de segurança.

“Hoje até banco está usando a nuvem para ambiente de desenvolvimento. Quando eles querem desenvolver um novo produto, podem contratar máquinas no dia seguinte”, conta o executivo, sem revelar nomes de clientes.

Atualmente, 70% das contratações da Smart Cloud da Oi são infraestrutura como serviço (IaaS). Os outros 30% restantes são software como serviços (SaaS). Vergani prevê que em 2015 esses números vão se inverter por conta do aumento da confiança das empresas com processamento na nuvem.

Aplicações práticas

Por apostar no aumento das aplicações em SaaS, o showroom da Oi foi planejado para que os clientes possam visualizar e materializar os benefícios das soluções em nuvem. O espaço exibe quatro cenários: Rua, Balcão, Escritório e Sala de TI.

A Rua mostra aplicativos que ajudam as organizações a controlar o pessoal de campo, mapeando a efetividade do negócio, como Oi Rotas (sistema de otimização de rotas integrado com aplicativos de mobilidade), Oi Gestão de Força de Campo (para localização de pessoal com monitoramento GPS em tempo real) e Oi Gestão Mobilidade (que realiza a gestão fim a fim de smartphones e tablets).

A área Balcão apresenta soluções customizadas, voltadas principalmente para os segmentos de varejo e financeiro, desenvolvidas para oferecer um atendimento inteligente aos consumidores como, por exemplo, gestão de filas, painéis interativos, terminais de atendimento etc.

Já o Escritório demonstra aplicações usadas no ambiente corporativo que contribuem para a produtividade do negócio, como comunicações unificadas, enquanto que a Sala de TI roda soluções para a área de gestão da organização que tem acesso a todas às ferramentas de serviço.

Para montar o novo espaço, a Oi fechou acordo com sete fornecedores (Samsung, Cisco, Proof, Palo Alto, Nec, Mobbit e Telespázio). Segundo a operadora, com a fusão com a PT a empresa consegue entregar soluções sob medida e completas com todas as ferramentas de TI, indo além da conectividade.

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