Embratel mede conectividade de empresas brasileiras. E-mail e voz predominam
A Embratel anuncia, em parceria com a Teleco, pesquisa inédita que mede o nível de conectividade e o uso de tecnologia da informação pelas empresas brasileiras. O levantamento “A Conectividade das Empresas Brasileiras” analisou as estruturas de TI e de Telecom de 400 empresas de pequeno, médio e grande porte, distribuídas em cinco capitais brasileiras.
“A pesquisa avaliou a adoção de dispositivos de transmissão de Dados, Internet, Voz e Mobilidade pelas companhias brasileiras, bem como suas estruturas de TI e de Telecom”, diz Marcello Miguel, diretor executivo da Embratel.
Comunicação
Segundo o estudo, 80% das empresas indicam voz como o canal de comunicação mais usado com os funcionários, 68% informaram que usam voz como principal canal de comunicação com clientes e 77% tem o canal de voz como preferencial para comunicação com fornecedores.
O estudo no entanto indica que há uma tendência crescente para a adoção de tecnologia de comunicação unificada, já presente em 13% das empresas pesquisadas. Essa tecnologia permite integrar diferentes canais como voz fixa, voz móvel, mensagens, conferência na web e videoconferência.
O e-mail é o principal canal de comunicação quando a escolha é o uso de mensagens como ferramenta de colaboração: 84% das empresas declararam preferir essa prática. O SMS é o segundo colocado, sendo o canal preferido por 45% dos entrevistados.
Infraestrutura
A modernização das empresas aumentou no que se refere à infraestrutura e uso de computadores com acesso à Internet. A conexão fixa está presente em 94% das empresas e 85% dos pesquisados possuem conexão Banda Larga.
A velocidade média contratada por essas empresas tende a crescer com a ampliação das ofertas e redução dos custos. Serviços de segurança são contratados por 45% das empresas pesquisadas e a maioria dos entrevistados manifestaram interesse em conhecer novos serviços de proteção.
Serviços de Cloud Computing estão presentes em apenas 8% das empresas pesquisadas. O uso se dá principalmente em aplicações de segurança, armazenamento e backup. As empresas não consideraram o e-mail como um serviço em Cloud, o que elevaria esse percentual. A análise geral dos serviços na nuvem demonstra tendência de aumento nos próximos anos.
Na área de Data Center, o mercado está pleno de oportunidades para serviços de armazenamento: 64% das empresas consultadas ainda utilizam servidores próprios on premise. Pequenas e médias empresas ainda não possuem políticas de proteção de dados e 23% dos entrevistados armazenam informações nos computadores dos próprios funcionários. Pela criticidade, esses itens vão merecer atenção especial nos próximos anos.
Mobilidade
Com o aumento do uso de dispositivos móveis –como tabletes e celulares–, as empresas estão tendo que aderir ao movimento BYOD (Bring Your Own Device), que permite que os funcionários tragam para o ambiente de trabalho seus equipamentos pessoais. A pesquisa aponta que 58% dos entrevistados já permitem esse uso.
“A pesquisa foi realizada com profissionais responsáveis pelas áreas de TI e Telecom (TIC) de empresas de diversos portes, localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife. A escolha dessas localidades foi feita com base em uma metodologia especial para refletir, com margem mínima de erro, a opinião nacional das empresas sobre o uso de sistemas”, diz Eduardo Tude, presidente da Teleco.
Segundo ele, as companhias brasileiras sempre contaram com a tecnologia para aumentar a sua produtividade, porém, esse processo se acelerou ao longo dos últimos anos com os avanços das tecnologias de informação que estão levando a formação de empresas cada vez mais digitais. Neste contexto, conectividade é um elemento básico para o aumento da produtividade de empresas de qualquer porte ou atividade.