Paulo Bernardo reconhece precariedade da infraestrutura de telecom

nov 7, 2014 by

 

O principal desafio para o setor de telecomunicações nos próximos anos é a universalização da internet. Foi o que afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante a cerimônia de comemoração do 17° aniversário da Anatel, na manhã desta quarta-feira, 05, no Espaço Cultural Renato Guerreiro, em Brasília.

 

 

“Apesar dos avanços da banda larga nos últimos quatro anos, a estrutura de rede no Brasil ainda é insuficiente”, observou, lembrando que apenas 47% dos municípios brasileiros são conectados por meio de rede fibra óptica. “É mais ou menos como se menos da metade dos municípios fosse ligada por rodovias asfaltadas e o resto só com estradas de terra. Temos um acesso ainda muito desigualmente distribuído”, acrescentou.

Bernardo reiterou que o projeto de universalização do programa Banda Larga Para Todos, lançado pela presidenta Dilma Rousseff na campanha eleitoral, tem como objetivo levar internet por meio de fibras ópticas a 90% dos municípios brasileiros. Os outros 10%, localizados em locais mais remotos, como a Amazônia, seriam atendidos por meio de redes de rádio e satélite e até pelo uso de balões e drones.

MG 4258

Para o ministro, a saúde e a educação devem ser mais incluídas nesses avanços tecnológicos da banda larga. “As unidades de saúde básica e todos os hospitais do país precisam estar conectados com grande capacidade, inclusive para que cirurgias possam ser assistidas pela internet, com o nível de precisão que isso exige”, completou.

As escolas brasileiras também têm que avançar muito em termos de uso da internet, na visão do ministro, “não só pelo aumento de acesso pela banda larga, mas também capacitando professores e alunos para usar a tecnologia para melhorar nossa educação”.

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *