Projeto Cidades Digitais deve chegar a 163 municípios
Ministério das Comunicações publica edital para contratação de empresa especializada e ampliação do projeto deve chegar à todas as regiões.O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União desta última terça-feira (20), o aviso de licitação para contratar uma empresa especializada na implantação de 163 cidades digitais, em todas as regiões brasileiras. O pregão presencial, pelo sistema de registro de preços, será no dia 12 de maio, às 10h, no Ministério das Comunicações.
De acordo com o edital, as cidades digitais serão estruturadas com base na tecnologia wirelles, com acesso à internet de alta velocidade. A empresa vencedora deve fornecer equipamentos e softwares necessários à implantação da solução, com os serviços de instalação, suporte técnico, capacitação e garantias de manutenção preventiva e corretiva.
O edital prevê, ainda, a implantação, pelo Ministério, de infraestrutura voltada para a administração dos projetos de inclusão digital e social do governo. Segundo o órgão, o objetivo é fortalecer as ações sociais e melhorar a prestação de serviços públicos de saúde, educação e segurança. As tecnologias wireless permitirão a realização de teleconferências, telemedicina, teleaulas e mesmo televigilância.
Entre os critérios adotados na distribuição das 163 novas cidades digitais, está o atendimento preferencial a localidades com características sociais, econômicas e culturais voltadas para o turismo, para a polarização de negócios e para o ensino. O índice de vulnerabilidade social também foi levado em conta.
O ministério afirma que existem projetos piloto em cidades como Barbacena (MG), Ouro Preto (MG), Piraí (RJ), Rio das Flores (RJ), Tauá (CE) e Aparecida do Norte.