Algar Telecom aposta no modelo de franquias com pequenos provedores
Ana Flávia Martins, diretora de negócios franquia da Algar Telecom. Imagem: Teletime
A Algar Telcom quer levar o modelo de exploração de banda larga da operadora para novos provedores de Internet. Para isso, a companhia aposta no modelo de franquias.
Em entrevista ao Boletim TELETIME (disponível em nosso canal do Youtube), a diretora de negócios franquia do grupo, Ana Flávia Martins, disse que a estratégia tem como objetivo replicar o modelo já testado da Algar em novos ISPs.
A empresa já trabalha com o modelo há sete anos, mas em janeiro de 2024 iniciou uma nova vertical da oferta de franquias para prestadores de menor porte que já tinham operação escalarem as operações de banda larga em novas regiões. A Algar entraria então com o know-how e o suporte, conforme explicou Ana Flávia Martins.
“Uma boa parceria se faz com complementaridade. Você tem que ter que trocar e a troca tem que estar no mesmo nível. Tem que valer a pena para os três lados: o franqueado, a franqueadora e o cliente”, explicou Ana Flávia Martins. Nesse sentido, a Algar fica responsável pela prestação de serviços de banda larga do franqueado, mas a infraestrutura e operação onde o ISP atua ainda fica sob domínio da franqueada.
Com isso, Ana Flávia explica que os parceiros não precisam lidar com desafios tradicionais enfrentados por pequenos provedores, como evolução do portfólio de serviço, cobrança de inadimplentes e central de atendimento mais robusta, por exemplo. Esses últimos, no caso, ficam sob responsabilidade da Algar (que como contrapartida receberia parte da receita das franqueadas).
Danilo Paulo, Teletime, 17 de junho de 2024