American Tower cria Unidade de Fibra e Novos Negócios para América Latina
A American Tower, fornecedora de infraestrutura para telecomunicações, criou uma área para buscar oportunidades de expansão para outros países da América Latina dos negócios de Fibra no modelo FTTh (Fiber to the Home). A área também vai abarcar a oferta ade rede LoRaWAN para Internet das Coisas (IoT), outro negócio que a empresa considera bem desenvolvido no Brasil. A unidade também será responsável pela avaliação e desenvolvimento de Novos Negócios em outras áreas, como data center, novos modelos para o 5G, entre outros.
A empresa já conta com operações de fibra óptica na Argentina e México, que são provenientes de aquisições, e uma startup de FTTh na Colômbia. Ao todo, são mais de 46 mil quilômetros de fibra instalados nos quatro países, onde a American Tower já explora os modelos de FTTh, FTTt e atacado.
Abel Camargo é o responsável pela área e prepara a expansão dos modelos de FTTh no Brasil e outros países (foto: divulgação American Tower).
Com sede em São Paulo, essa nova área tem o objetivo de implementar uma estratégia única para a região, respeitando as especificidades locais, atendendo algumas vezes os mesmos clientes que também são regionais e têm presença nos mesmos países. Um dos focos é a expansão do modelo de FTTh, no qual a American Tower já tem presença relevante no estado de Minas Gerais e em Buenos Aires, na Argentina, além de uma operação startup em Bogotá, na Colômbia.
Abel Camargo será o responsável pela unidade. Segundo ele, o objetivo é ter um modelo de negócio regional para o FTTh e escalar onde há demanda de clientes, aproveitando-se da sinergia entre as operações dos diversos países. A empresa afirma que sempre busca parcerias com os clientes e com players relevantes do mercado, seja para movimentos de fusão e aquisição como para crescimento orgânico.
João Monteiro, IP News, 13 de dezembro de 2021