Cade analisa compra da GVT pela Telefônica e cisão da Telco
A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) publicou nesta terça-feira, 25, no Diário Oficial da União (DOU), extrato do ato de concentração referente à compra da GVT pela Telefónica. A publicação indica que a operação anunciada em agosto começa formalmente a ser analisada pelo órgão antitruste.
A transação prevê o pagamento de R$ 11,962 bilhões em dinheiro e uma participação de 12% para a Vivendi das ações de emissão da nova companhia resultante da combinação entre as operações da Telefônica/Vivo e GVT.
Outro caso que começa a ser analisado pelo Cade, conforme ato publicado no DOU, é a cisão da Telco, holding que controla a Telecom Italia e, indiretamente, a TIM Brasil. Nesse caso, além da Telefónica, também estão envolvidos os demais sócios italianos, Assicurazioni Generali S.p.A., Intesa Sanpaolo S.p.A. e Mediobanca S.p.A. Espera-se que com a cisão a Telefónica possa atender ao pedido do Cade feito em dezembro passado, de que saia do controle na TIM ou arrume outro sócio para a Vivo.