Cisco cria cliente VPN para smartphones e PCs corporativos

mar 3, 2010 by

CISCOO cliente de redes particulares virtuais AnyConnect funcionará em smartphones com plataformas como Windows, Blackberry, Symbian, Palm, Androide e iPhone.

A fabricante Cisco Systems pretende lançar em breve um cliente de rede privada virtual (VPN) para smartphones e PCs voltado a administradores de empresas que querem oferecer um acesso seguro às suas redes e evitar softwares maliciosos.

O Cisco AnyConnect Secure Mobility Solution foi anunciado nesta terça-feira (2/03) na feira Cebit, realizada na Alemanha. O software é parte da iniciativa “borderless networks” da empresa, que visa a oferecer desempenho e segurança melhores a funcionáriosss que trabalham em viagens.

Enquanto outros desenvolvedores de segurança têm software de segurança end-point, eles não acompanham necessariamente o componente VPN, afirma o gerente de linhas de produtos da Cisco, Horacio Zambrano.

A companhia afirmou que seu software é superior porque, depois de ativado, ele mantém a conexão VPN com uma rede corporativa e os usuários não precisam realizar conexões manuais.

O AnyConnect detecta automaticamente onde o usuário está e pode reforçar certas políticas determinadas pelo administrador para este tipo de conexão. Por exemplo, se um usuário estiver na Índia ou na China, um administrador pode impor medidas de segurança mais rígidas, afirma chefe da arquitetura borderless network, Axel Foery.

Os administradores também terão um controle rigoroso sobre as aplicações. Os usuários podem, por exemplo, enviar anexos via comunicadores instantâneos e ter o acesso negado de acordo com a região em que estiverem.

Até o final do ano, o aplicativo funcionará em todas as grandes plataformas móveis como Windows, Blackberry, Palm, Symbian, Android e iPhone, segundo Zambrano. O AnyConnect será compatível com PCs com Linux, Windows e Mac OS.

Todos os componentes devem ser lançados em junho, mas a compatibilidade para o Android e o iPhone deve chegar somente no final do ano, de acordo com Zambrano. O preço ainda não foi determinado.

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *