Claro pede registro de companhia aberta à CVM

ago 8, 2014 by

A Claro Telecom Participações pediu o registro de companhia aberta informou nesta quinta-feira,07/08, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

O pedido acontece após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter aprovado na quinta-feira, 31/07, a unificação das operações de Claro, Embratel e Net todas do grupo América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim, com a condição de que a Claro, que vai incorporar as outras outras duas, abra seu capital no Brasil.

A exigência de abertura de capital é do Plano Geral de Outorgas (Decreto 6.654/2008), que determina às concessionárias da telefonia o registro como companhia aberta no Brasil. O efeito pode ser restrito à governança. A Embrapar, controladora da Embratel, tem capital aberto, mas um único dono, a Telmex. Embratel e a Net disseram que esperam concluir sua consolidação numa única sociedade até o fim de 2014.

As companhias do bilionário mexicano Carlos Slim também afirmaram que não há planos de ter a Claro e a Telmex Solutions como companhias abertas ao fim da operação, devendo, sim, ficar restrito à governança. Além da abertura de capital, a Anatel determinou que seja mantida a “separação funcional e contábil, para Anatel acompanhar os bens reversíveis e a concessão”.

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *