Com inclusão de smartphones, pagamento sem contato atingirá US$ 15,7 trilhões até 2029
Na semana do Febraban Tech 2024, evento de tecnologia bancária que acontece em São Paulo entre os dias 24 e 27 de junho, uma pesquisa elaborada pela Juniper Research mostra que os pagamentos sem contato crescerão 113% nos próximo cinco anos, saltando de US$ 7,4 trilhões em 2024 para US$ 15,7 trilhões, em 2029.
Segundo a nova pesquisa, a maior disponibilidade de pagamento sem contato para pequenas empresas com sistemas Soft POS (ponto de venda) está impulsionando o crescimento. À medida que o acesso se torna mais difundido, os usuários esperam cada vez mais pagamentos sem contacto; criando um ciclo virtuoso de uso crescente.
O lançamento de sistemas Soft POS, onde pagamentos sem contacto podem ser aceitos através de um smartphone compatível, começa a quebrar barreiras de custos à adoção de pagamentos sem contacto por pequenos e microcomerciantes, aumentando a aceitação geral.
Além disso, o estudo previu que o recente anúncio da Apple do Tap to Cash para pagamentos entre pessoas e a ampla implementação do Tap to Pay no iPhone acelerarão ainda mais o crescimento dessas transações.
Bilhetes sem contato crescendo mais de 460%
A pesquisa concluiu que o valor das transações de bilhetes sem contato aumentará mais de 460% entre 2024 e 2029; atingindo US$ 154 bilhões em 2029. A emissão de bilhetes sem contato ganhou força significativa no espaço de trânsito. O crescimento é particularmente forte nos EUA, onde está a registar uma implementação generalizada.
O autor da pesquisa, Nick Maynard, explicou: “Os atuais sistemas de circuito aberto baseados em contato sem contato são suportados por sistemas de bilhetagem baseados em contas, que facilitam diferentes tokens de acesso e assinaturas. Isto significa que as cidades que implementaram a bilhética de circuito aberto estão normalmente bem preparadas para uma futura transição para MaaS (ofertas de mobilidade como serviço) completa. Sob o MaaS, o acesso ao trânsito será contínuo e multimodal; desbloqueando uma experiência de usuário superior em uma gama mais ampla de opções de transporte público.”
IP News, 24 de junho de 2024