Computador falha e causa atraso global na emissão de vistos dos EUA
O principal sistema de computação do Departamento de Estado americano, responsável por processar passaportes e pedidos de vistos para viajantes entrou em colapso nesta segunda-feira, 21/07, levando a um atraso global na emissão de documentos de viagem para o país.
O problema apareceu inicialmente depois de uma “manutenção de rotina” no banco de dados consular, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, em entrevista para a TV nesta quinta-feira. Segundo Harf, o sistema voltou a operar, mas ainda não está em sua capacidade plena. “Há um backlog, estamos trabalhando nele, portanto pedimos para as pessoas terem paciência”, diz a porta-voz.
“Estamos trabalhando em regime de urgência para corrigir o problema e esperamos colocar o sistema totalmente operacional novamente em breve”, disse ela.
Como o problema aconteceu após a manutenção, Harf declarou que o governo americano não acredita que seja resultado de ação maliciosa, embora ela admita que o departamento ainda não identificou a causa principal do problema. “Ele está no mundo todo e não é específico de nenhum país em particular”, disse ela.
O Departamento de Estado descreve o banco de dados consular como sendo “um dos maiores data warehouse Oracle do mundo”. “Em dezembro de 2009, ele continha 100 milhões de vistos e 75 milhões de fotografias, utilizando bilhões de linhas de dados e com uma taxa de crescimento de 35 mil novos pedidos de visto por dia”, diz o descritivo do sistema. O banco de dados provê acesso praticamente em tempo real para toda a atividade consular no mundo inteiro e a atividade ligada a ela nos Estados Unidos.