Copa 2014 registra tráfego de 32 terabyates de dados e é a mais conectada da história

jun 25, 2014 by

Nos dez primeiros dias da Copa 2014, a Oi registrou tráfego de 32 terabytes de dados nas redes de mídia e informática fornecidas pela companhia para a FIFA e utilizadas pelos cerca de 20 mil profissionais de mídia credenciados de 113 países para cobrir o evento no País.

 

O volume de informações, informa a Oi em comunicado distribuído à imprensa nesta terça-feira, 24/06, equivale a 9 milhões de fotos em alta resolução ou 35 milhões de fotos em resolução normal. Essa marca já supera o total de dados trafegados nas redes da Copa do Mundo FIFA de 2010 durante toda a competição, fazendo desta a Copa mais conectada da História com recorde de tráfego de dados.

A operadora foi selecionada pela FIFA para fornecer conexão de internet e serviços corporativos de telecomunicações nos 12 estádios e locais de transmissão para os profissionais de mídia credenciados que fazem a cobertura de imprensa e noticiam a competição para todo o mundo, além de atender a própria FIFA em suas demandas de telecomunicações.

“Nossos parceiros – o governo com o Ministério das Comunicações, a Oi e a Telebras que participaram da infraestrutura – fizeram seu trabalho e estamos felizes com os resultados e agradecemos pelo que fizeram. A mídia também está vendo que tudo está funcionando bem e isso será um legado para o país”, disse o diretor de TV da FIFA, Niclas Ericson, em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 24/06.

Multitela e recorde mundial

Ainda no comunicado à imprensa, a Oi diz observar que nesta Copa 2014, o fenômeno da multiconexão, sendo muito comum um único usuário estar conectado com dois a três dispositivos ao mesmo tempo, em função da utilização simultânea de computadores, tablets e smartphones. Assim, durante os dez primeiros dias, 152 mil dispositivos se conectaram na rede wi-fi exclusiva para a mídia nos 12 estádios.

A Oi também registrou expansão de tráfego na comparação com a Copa das Confederações FIFA 2013, evento para o qual também forneceu serviços. Durante todos os 15 dias da competição realizada no Brasil no ano passado, o volume de dados trafegados na rede da companhia para a mídia foi de 7 terabytes.

Segundo ainda a operadora, a Copa 2014 também já supera em tráfego de dados outros grandes eventos esportivos internacionais, segundo informações publicadas na internet. Nos 17 dias da Olimpíada de Inverno de Sochi (2014), o tráfego total foi de cerca de 34 terabytes. E durante o Superbowl XLVIII (final do campeonato de futebol americano de 2014 nos EUA) foram utilizados 1,9 terabytes de dados. Assim, nos 10 primeiros dias de Copa, trafegaram pelas redes da Oi para a FIFA o equivalente a 1,71 Superbowls por dia.

Entre os usuários dos serviços da Oi para a mídia na Copa do Mundo da FIFA 2014 estão as principais agências de notícias e fotojornalismo do mundo; imprensa escrita e online; e TVs e rádios detentoras e licenciadas para transmissão de imagens oficiais do torneio. Os serviços de conectividade da Oi, para internet cabeada e wi-fi, são fornecidos nos centros de imprensa; tribunas; entorno do campo; salas de coletiva; zonas mistas; estúdios de gravação; caminhões de geração de imagens dos 12 estádios da Copa do Mundo, além do Centro Internacional de Transmissão (IBC), que já está funcionando no Riocentro.

Força-tarefa

Os serviços da Oi também estão presentes nos centros de treinamento (CTs) de diversas seleções que disputam a Copa do Mundo, espalhados por todo o Brasil. A companhia foi contratada por governos estaduais para prover serviços de telecomunicações nos centros de treinamento da seleção da Alemanha, em Santa Cruz Cabrália (Bahia); da seleção de Gana, em Maceió (Alagoas) e da seleção da Grécia, em Aracaju (Sergipe). Nesses locais, a Oi fornece links de dados de alta capacidade que conectam os centros de imprensa montados para atender a imprensa que acompanhará os treinos.

Ainda nos centros de treinamento, a Oi reforçou sua rede móvel com o posicionamento de COWs (antenas celulares móveis) e ampliação da capacidade de tráfego nas proximidades de centros de treinamento situados em locais mais isolados. Em São Paulo, a Oi instalou COWs nos centros de treinamento de Portugal, em Campinas, e da Argélia, em Sorocaba.

No centro de treinamento de Portugal, a Oi desenhou uma ação especial e reforçou sua rede Oi WiFi, com a instalação de três novos hotspots wi-fi para atender o fluxo da delegação portuguesa e de jornalistas portugueses e de outras partes do mundo que estão no local durante a Copa. Os hotspots, com links de até 240 Mbps e capacidade para atender até 2.000 conexões simultâneas, foram instalados no Centro de Treinamento Ponte Preta, Estádio Moisés Lucarelli e Hotel The Palms.

A Oi também firmou contratos corporativos de grande porte para fornecimento de links de alta velocidade e baixa latência, que são usados para transmissão de reportagens e programas em vídeo, e serviços de voz e dados para TVs, rádios e agências de notícias internacionais que fazem a cobertura da Copa do Mundo.

Entre os principais clientes estão a ESPN, a TV Bandeirantes, as agências de notícias AFP e Xinhua, além de diversas rádios de países da Europa. Para essas demandas, foi montada uma rede específica, que atende diversos estádios, incluindo interconexão com empresas com capacidade de transmissão de dados internacional, como a Globenet.

Além de atender empresas que transmitirão a competição para todo o mundo, a Oi é responsável por fornecer serviços de telecomunicações a alguns patrocinadores do evento. A companhia está provendo os serviços de telefonia fixa, banda larga e cabeamento que conectarão todos os quiosques de venda de cartão pré-pago e caixas eletrônicos do banco Itaú dentro dos estádios e do IBC nas 12 cidades-sede da Copa. A Oi ainda fornecerá o link de internet que conectará o quiosque do Mc Donald’s no Riocentro, que abriga o IBC.

De acordo com as informações da tele, mais de quatro mil colaboradores diretos e indiretos estão atuando nas diversas frentes de atuação da Oi na Copa, que compreendem a entrega dos serviços corporativos contratados pela FIFA; o patrocínio oficial de marca à competição; as ações de varejo desenvolvidas especialmente para o evento; o reforço da rede móvel da companhia para atender o fluxo de delegações, turistas e espectadores em pontos-chave todo o país; além da entrega de serviços de telecomunicações contratados por grandes empresas de mídia que farão a cobertura jornalística do evento.

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