Copa gera pelo menos US$ 2,3 bilhões de propaganda na TV mundial
A Copa do Mundo de Futebol poderá gerar pelo menos US$ 2,3 bilhões de propaganda na televisão globalmente. Mas uma cifra ainda maior poderá ser embolsada pela mídia social, como Twitter, YouTube e Facebook. Os gastos de US$ 2,3 bilhões com anúncios na TV são “estimativas preliminares” feitas pelo GrupoM, controlado pela WPP, uma das maiores agências de publicidade do mundo, disse seu porta-voz, Adam Smith.Mas é a mídia social que tende a ganhar a batalha da publicidade. Twitter já anunciou que tem havido mais tweets sobre a Copa do Mundo no Brasil, antes mesmo de começar, do que durante toda a Copa de 2010 na África do Sul.
A Adidas lançou uma grande campanha global na TV com Lionel Messi, mas estaria gastando ainda mais no marketing digital. O craque argentino tem 54 milhões de “amigos” no Facebook, por exemplo.
O atacante português Ronaldo, que sua a camisa pela Nike, é ainda mais popular na web, com 75 milhões de “amigos” no Facebook e 26,5 milhões de seguidores no Twitter. Quando Ronaldo twitou uma publicidade da Nike, divulgada no YouTube, chamou a atenção de 70 milhões de pessoas em alguns dias.
Comida pouco saudável
Ao anunciar nesta quarta-feira a sua própria campanha na mídia social contra a “comida pouco saudável”, a Consumers International, uma ONG presente em 120 países, nota que as marcas de produtos estão ansiosas em anunciar na TV e online, na expectativa de enorme aumento de vendas.
A ONG faz campanha para mostrar como a indústria de alimentos usa eventos como a Copa do Mundo de Futebol para vender “comida que não é saudável”.
A entidade reclama que propagandas com jogadores e imagens de futebol para vender produtos como alta dose de sal, açúcar ou gordura tem enorme impacto, especialmente sobre as crianças.
Segundo a ONG, na Copa de 2010, as vendas de chocolate aumentaram 37% e, de batata frita, outros 10%, comparado ao mesmo período do ano anterior.