Criada a ALTERCOM — associação da “outra” mídia
Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação.Esse foi o nome aprovado no sábado, para a entidade que deve reunir editoras, sites, produtoras de vídeo, de rádio, revistas, jornais, blogueiros, agências de comunicação e tantos outros que não se sentem representados pelo condomínio comandado por Abril/Globo/Folha/Estadão, nem tem peso econômico para atuar junto às grandes teles.
O nome fantasia da nova associação será ALTERCOM.
A entidade é fruto de quase seis meses de debate. Mais que tudo, é fruto da experiência concreta.
A ALTERCOM surgiu como resultado das articulações inciadas durante a Confecom – Conferência Nacional de Comuncação.
Como já escrevi aqui, um grupo de pequenos empresários da comuncação conseguiu eleger uma bancada de 20 delegados por São Paulo, para participar da Confecom. O grupo, conhecido como G-20, não se alinhava nem com as teles (conglomerados milionários que chegaram ao Brasil recentemente, e também estão em guerra contra os velhos barões da mídia), nem com o setor tradicional de jornais/revistas e radiodifusão no Brasil.
O G-20 ajudou a aprovar muitos princípios importantes na Confecom – incluindo a criação do “Conselho Nacional de Comunicação”.
A turma do G-20 percebeu, então, que havia espaço e necessidade para se criar uma entidade que articulasse permanentemente esse setor.
No último sábado, o G-20 ficou maior. Um grupo de 40 ou 50 pessoas (o pesoal da “CartaMaior” deve divulgar depois um balanço mais detalhado) se reuniu em São Paulo e tomou a decisão de criar a entidade, que terá uma dupla função: defender as posições políticas e os interesses econômicos dos pequenos empresários (alguns nem tão pequenos assim) e dos empreendedores individuais da comunicação.
Defender as posições políticas significa participar do debate nacional. Exemplo: se a ABERT (que representa a Globo) ou a ANER (que representa a Abril, basicamente) divulgam uma carta criticando a Confecom, por atentar contra a “liberdade de expressão”, nosa entidade poderia fazer o contraponto, em nomes dos empresários e empreendedores que não se alinham com o grande capital.
A defesa dos intereses econômicos significa luta para que a repartição das verbas públicas de publicidade seja mais justa, ajudando a incentivar uma diversidade maior de vozes no Brasil. Num segundo momento, pode significar também uma articulação para que os pequenos conquistem parte da verba dos grandes anunciantes privados – por que, não?
Alguns dos presentes na reunião do último sábado propuseram que a entidade trouxesse em seu nome a marca da “midia alternativa”. Queriam que a entidade fosse a Associação da Midia Alternativa. O argumento é que essa marca “alternativa” é usada no mundo todo, e seria também uma referência à “imprensa alternativa” (jornais como Opinião, Movimento, Pasquim, Em Tempo, EX, e tantos outros) que cumpriu papel importante na passagem dos nos 70 para os 80 no Brasil.
Mas a maioria preferiu manter essa marca de “alternativo” fora do nome, por entender que poderia trazer a impressão de algo precário, sem qualidade. No Brasil atual, quando falamos em “alternativo”, muita gente pensa em algo feito de improviso, sem muita técnica.
Sabemos que não é uma visão justa. Mas a maioria preferiu deixar claro que esse grupo não reúne gente amadora, mas um pessoal disposto a comprar a briga com os grandes – de forma séria, competente, e profissional sempre que possivel.
De toda forma, a referência ao “alternativo” de outros tempos (que muito nos orgulha) ficou implícita na sigla – ALTERCOM.
O “alter” pode ser lido também como “outro”, diferente. E aí há uma associação direta com a idéia do “outro mundo é possível” – tão presente no Forum Social Mundial.
Não vou me adiantar mais. Até porque tudo isso deve constar da carta de princípios e do estatuto da entidade – que devem estar prontos em 15 dias. Aí, nova assembléia será convocada, para aprovação oficial da ALTERCOM.
A idéia é que dela façam parte revistas (como “Caros Amigos” e “Fórum”), sites (como “CartaMaior”), editoras (como “Boitempo” e “Paulinas”), webTVs (como “allTV”), jornais do interior (como “ABCD Maior”), além de agências de comunicação e produtoras de conteúdo para cinema, teatro, rádio. Todas essas são empresas constituídas, de forma convencional, com CNPJ, funcionários, sede, contrato em cartório. O que as diferencia é o conteúdo que oferecem, e o posicionamento polítco de seus proprietários.
Mas a ALTERCOM vai abrir espaço também – e aí, parece-me, está um grande diferencial da nova associação – para centenas de “empreendedores” individuais surgidos nos últimos anos no Brasil. Quase todos são blogueiros (como esse “Escrevinhador”) que ajudaram a quebrar a lógica da comunicação verticalizada.
Blogueiros como Eduardo Guimarães (“Cidadania.com”), Marcelo Salles (“Fazendo Media”) e Luiz Carlos Azenha (“VioMundo”) já avisaram que vão participar da ALTERCOM.
Quem se associar pagará uma pequena contribuição (certamente, haverá valores diferenciados para “empresas” e “empreendedores individuais”).
A ALTERCOM pretender ser uma entidade nacional, aberta. Pode ser um embrião para muitas experiências inovadoras. Tenho certeza.
Em 20 ou 30 dias, ela deve estar funcionando oficialmente, com registro em cartório, site, escritório de representação.
Blogueiros de todo o país que quiserem participar devem ficar atentos. Em duas semanas, teremos mais novidades.