Criador do Bitcoin tem 64 anos e vive na Califórnia, segundo revista
De acordo com Newsweek, misterioso criador da moeda virtual nunca usou identidade secreta e leva vida modesta em pequena cidade dos EUA. O maior mistério do Bitcoin foi solucionado: o criador da moeda virtual, Satoshi Nakamoto, finalmente foi revelado. Bem, talvez.
Ao longo da curta e problemática história do Bitcoin, as pessoas se perguntaram se Nakamoto era um disfarce para um gênio, ou talvez um pseudônimo para um grupo de hackers libertários com medo de represálias do governo por suas ações, ou talvez um nickname para um grupo obscuro de programadores de Wall Street.
E então nesta semana a Newsweek disse o contrário disso tudo. A revista publicou que Nakamoto, na verdade, é um japonês de 64 anos que vive nos EUA, mais especificamente, na cidade de Temple City, California, e que seu nome oficial é Dorian Satoshi Nakamoto.
De acordo com a publicação, a figura mais misteriosa do Bitcoin nunca teve uma identidade secreta e estava usando seu nome oficial durante todo esse tempo.
Mas se o Nakamoto da Newsweek é realmente o Nakamoto do Bitcoin é outra história. O maior problema é que Dorian Nakamoto se recusa a reconhecer seu papel na criação do Bitcoin.
O mais perto que a reportagem chega disso é quando Dorian Nakamoto diz que “não está mais envolvido” com o projeto – uma implicação que é bastante convincente, mas está longe de ser uma confissão direta.
O artigo então traz evidências circunstanciais, como usos estranhos do inglês e formatos estranhos na hora de escrever que os dois Nakamotos parecem compartilhar.
Um bom pedaço da reportagem também mergulha no passado de Dorian Nakamoto, que certamente é sugestivo de alguém capaz de criar o Bitcoin. Ele é descrito pela revista como uma mente brilhante que tem um diploma em física e passou a maior parte da carreira como um engenheiro em projetos secreetos de grandes empresas e do exército dos EUA.