Embratel migra redes metropolitanas para Carrier Ethernet
A Embratel acaba de concluir a primeira etapa da instalação de suas redes metropolitanas com a tecnologia Carrier Ethernet e de receber a certificação internacional Metro Ethernet Forum (MEF).
Premiação reconhece líderes na área de Carrier Ethernet
A iniciativa faz parte de um plano de negócios diferenciado que visa a adoção constante de tecnologias de última geração para beneficiar clientes corporativos de todo o Brasil. “A Embratel tem investido mais de R$ 1 bilhão ao ano no aprimoramento de sua rede de dados e de seus centros de apoio nos últimos anos. Com isso, temos a mais moderna infraestrutura do País”, diz Antônio Carlos Martelleto, diretor executivo da Embratel.
Ao trocar a infraestrutura anterior SDH (Synchronous Digital Hierarchy) de suas redes metropolitanas para Carrier Ethernet, a Embratel sai à frente do mercado e facilita a vida dos clientes. Com equipamentos mais simples e fáceis de operar, as empresas podem conectar seus escritórios à Internet e a outros serviços por meio de equipamentos que utilizam a mesma tecnologia de suas redes locais, isto é possível porque ambos adotam o mesmo padrão de comunicação. O Ethernet tornou-se padrão dentro das empresas e, agora com a infraestrutura externa seguindo esse padrão, os serviços de telecomunicações são ativados de maneira mais simples. Esta nova infraestrutura elimina equipamentos que demandam operação mais complexa para o funcionamento dos serviços, bem como melhor aproveitamento do corpo técnico da Empresa.
A estrutura de Carrier Ethernet da Embratel já está em operação nas principais cidades do Brasil e a Embratel está trabalhando para concluir, em menos de um ano, a evolução de toda a sua rede nacional para o novo padrão.
A Embratel também comemora a conquista da certificação Metro Ethernet Forum (MEF). A empresa é a primeira grande operadora do Brasil a receber o reconhecimento internacional através da certificação dos mais novos serviços: Lan to Lan – Ethernet Private Line (EPL) e Lan to Lan – Ethernet Virtual Private Line (EVPL). Além disso, dezoito técnicos da empresa já receberam certificação profissional também do MEF. “Desenvolver serviços e certificá-los é uma atividade quer requer planejamento e recursos. Certificar profissionais requer atenção adicional por implicar em mudança de cultura”
O MEF é uma organização sem fins lucrativos e que foi criada em 2001 para promover a adoção, em caráter global, de redes e serviços Ethernet, focando nas operadoras (Carriers). Tem como objetivo difundir mundialmente o uso de redes que adotam o padrão Ethernet e possui a participação de mais de 200 empresas, entre fornecedores de equipamentos e de serviços globais, incluindo as maiores operadoras de telecomunicações do mundo. O MEF defende que a tecnologia Ethernet é hoje apontada como o caminho natural do setor de comunicação para entrega de serviços de última geração, como classificação e priorização de serviços, mobilidade, Big Data, Cloud (aplicações em nuvem) e TV digital interativa.
A organização é responsável pela criação do termo Carrier Ethernet, utilizado para designar provedores de redes de telecomunicações que fornecem serviços em Ethernet para seus clientes.
Ao adotar o conceito Metro Ethernet, a Embratel passa a utilizar suas redes Ethernet em áreas Metropolitanas e geograficamente distribuídas de uma nova forma. Conforme pesquisas, a empresa acredita que o tráfego de dados estará superando o tráfego de voz nas redes metropolitanas, portanto é mais interessante utilizar uma infraestrutura de transmissão de dados do que uma TDM (Time Division Multiplexing), criada apenas para a transmissão de voz. Pelo canal Ethernet, a Embratel transmitirá dados, voz, vídeo numa única estrutura de rede, com uma largura de banda de até 10Gbps com granularidade, bem acima da média do mercado.