Escola aumenta leitura de livros em 155% após adoção de tecnologia

mar 22, 2022 by

O Colégio E.Péry, há 46 anos no bairro do Morumbi, em São Paulo, tem utilizado a tecnologia para educar seus alunos. A partir de novas abordagens de aprendizado, estruturadas a partir da inovação, foi possível aumentar em 155% o índice de leitura de livros em toda a comunidade escolar.

Para isso, o colégio, que atende da Educação Infantil até o Ensino Médio, contou com a ajuda da startup educacional Sejunta, que oferece projetos de integração digital às instituições de ensino por meio de tecnologias. Os alunos, por exemplo, passaram a utilizar iPads nas aulas e a desenvolver projetos interdisciplinares, como a produção de podcasts e jornais.

A adoção de tecnologia conseguiu aumentar em 18% o número de professores que usam estratégias de criatividade, além de reduzir em 85% o custo com papel após a adoção do iPad na instituição de ensino. Também aumentou em 50% o uso de ferramentas de edição colaborativa pelos alunos.

O uso de tecnologia educacional pelo colégio foi capaz de inovar métodos tradicionais de ensino, e sua adoção possibilitou mudanças na mentalidade de gestores, coordenação e educadores, além disso, os resultados de engajamento dos alunos com os temas abordados em sala de aula aumentaram exponencialmente, a partir do uso das ferramentas tecnológicas.

Projetos desenvolvidos no Colégio E.Péry
O uso dos iPad e seus recursos para a criação de projetos inovadores é um dos grandes diferenciais aplicados pelo Colégio E.Péry em suas metodologias de ensino atualmente. Abaixo, confira detalhes de alguns deles:

Produção de Booktubes: alunos do ensino médio produzem booktubes sobre o conto “Ideias de canário” de Machado de Assis. Os alunos utilizam aplicativos de edição e narração, para criar o material após lerem o conto. A resenha em formato vídeo é pensada para ser postada nas plataformas digitais da instituição.

Podcast – GeoAtualidades: a proposta é a produção de uma série de podcasts exemplificando temas variados que envolvam tópicos de Geografia e atualidades. Temas diversos são abordados pelos educandos como comércio global, organização mundial de comércio e fontes de energias, entre outros temas.

Jornal Sans-Culottes: o jornal Sans Culottes, criado pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, surgiu com intuito de trabalhar as várias competências e habilidades propostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Seu nome faz referência aos Sans Culottes, soldados símbolos do processo revolucionário na França (1789-1799). O trabalho de interação coletivo, autônomo e de criatividade dos alunos torna a escola um lugar de construção da cidadania.
Por meio de tecnologias educacionais e metodologias ativas que proporcionam novas habilidades e competências aos alunos, o trabalho pedagógico inovador do colégio E.Péry, se solidifica cada vez mais como exemplo para outras instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, de que quando a tecnologia é utilizada como aliada do processo de ensino, se torna mais do que apenas um instrumento.

João Monteiro, IP News, 21 de março de 2022

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *