Firefox perde mercado e detém 24,2% de market share
De novembro para cá, navegador da Mozilla perdeu 2% de participação, segundo a NetApplications. Chrome e Internet Explorer crescem.O Mozilla Firefox voltou perder mercado em fevereiro, segundo medição da NetApplications.com. Foram menos 0,2 pontos percentuais e o navegador passou a deter 24,2% do mercado global. O Internet Explorer também caiu, enquanto o Chrome continuou em alta.
Desde o final de novembro de 2009, o Firefox tem caído cerca de meio ponto percentual por mês, representando uma queda total de 2% no período. E a NetApplications não é única empresa de métricas a registrar perda de mercado do Firefox. Dados recentes da StatCounter, mostram uma queda ainda mais expressiva no mesmo período, de 3,6%.
A queda do navegador da Mozilla, segundo os analistas, está associada à troca de base da versão 3.5 do Firefox para a 3.6. A Fundação Mozilla conseguiu converter uma parte importante de sua base de usuários do Firefox 3.5 para a versão 3.6, desde a disponibilidade do upgrade no fim de janeiro. Mas não o suficiente. No mês passado, o Firefox 3.6 cresceu 4 pontos percentuais, conquistando 5,1% de participação, enquanto o Firefox 3.5 perdeu 2,5 pontos percentuais, passando a deter 14,6%, do mercado. As versões mais antigas também registraram queda. A 3.0 perdeu 1,6 pontos, mantendo apenas 3,6% do mercado_ a fatia mais magra desde o mês de lançamento, em 2008.
Na contra-mão, o Chrome, da Google, continua registrando crescimento, embora menor em fevereiro, comparado aos dois meses anteriores. O Chrome encerrou fevereiro com 5,6%, de participação _ crescimento de 0,4 pontos percentuais. O que significa que o browser dobrou sua participação de mercado nos últimos seis meses.
Já o Internet Explorer (IE) também viu a sua fatia encolher em feveriro, segundo a NetApplications.com. Perdeu meio ponto percentual, portanto abaixo da média de queda dos últimos 12 meses de 0,6 ponto percentual. Juntando todas as versões, o IE continua líder, com 61,2% de participação. No acumulado dos últimos três meses, a Microsoft perdeu 2 pontos percentuais, contra 3,4 pontos no trimestre anterior.
A versão 8 do IE encerrou fevereiro com uma participação de 22,5%; 0,1 ponto percentual acima de janeiro de 2009. Já a versão 6 continua encolhendo.