Google apresenta mais ferramentas contra fake news em sua busca
Para marcar o Dia Internacional da Verificação de Fatos, comemorado ontem (2/4), o Google anunciou melhorias globais na sua ferramenta de busca. Dentre elas, três chegam ao Brasil nos próximos dias e reforçam o compromisso da companhia com o combate às fake news.
A primeira delas é o “Sobre este resultado”, disponível globalmente. Quando você pesquisa no Google, provavelmente vê resultados de vários sites e fontes que reconhece, mas também pode haver sites ou fontes que você não encontrou antes ou com os quais não está familiarizado. O “Sobre este resultado”, representado por três pontos acima do título do resultado, vai contar com uma breve descrição do site.
Outra novidade é que a busca vai mostrar, automaticamente, avisos de conteúdo em situações em que um tópico está evoluindo rapidamente. O site já vem fazendo isso quando o sistema de buscas não tem alta confiança na qualidade geral dos resultados disponíveis. A expectativa é que, nos próximos meses, isso seja expandido para novos idiomas, incluindo alemão, francês, italiano, espanhol e japonês. O português não foi relacionado.
O Google também lembra que tem feito parcerias para educação midiática e combate à desinformação:
- Parceria com MediaWise no Poynter Institute for Media Studies, organização sem fins lucrativos, para expandir sua Teen Fact-Checking Network, um programa formado por alunos do ensino fundamental e médio que desmascara a desinformação viral e compartilha dicas de educação midiática. O programa será expandido para a Alemanha e o Brasil, onde os adolescentes farão parceria com organizações de notícias locais para ajudar a divulgar a importância das habilidades de alfabetização midiática. Com o apoio do Google, Mediawise e PBS NewsHour Student Reporting Labs desenvolveram 20 planos de aula para professores do ensino fundamental e médio, para ajudá-los a ensinar seus alunos a desenvolverem habilidades de alfabetização midiática.
- Investimentos de US$ 13,2 milhões à Rede Internacional de Verificação de Fatos para lançar um novo Fundo Global de Verificação de Fatos. Com lançamento previsto para os próximos dias, o Fundo apoiará mais de 130 organizações de verificação de fatos de 65 países, cobrindo mais de 80 idiomas. Esta é a maior doação individual do Google e do YouTube em verificação de fatos.
- Parceria com a Public Library Association, uma divisão da American Library Association, para fornecer treinamento para aproximadamente 1 mil bibliotecários e funcionários da biblioteca por meio do Super Searchers. O programa é baseado em um currículo que irá ajudar a desenvolver habilidades de educação midiática. Os bibliotecários serão incentivados a treinar seus clientes em bibliotecas nos Estados Unidos.
IP News, 3 de abril de 2023