Google construirá rede ultrabandalarga nos EUA
Nos Estados Unidos, o Google revela a sua face no mercado de telecomunicações. A companhia anunciou que construirá, em cárater experimental, uma rede nacional, baseada na tecnologia de FTTH (Fiber-to-The-Home).“Nós planejamos construir uma rede de banda larga ultrarápida ao longo dos Estados Unidos. A intenção é de beneficiar de 50 mil a 500 mil habitantes”, postaram em blog da empresa de buscas, nesta quarta-feira, 10/02, os diretores de produtos do Google, Minnie Ingersoll e James Kelly.
“Vamos oferecer Internet numa velocidade até 100 vezes mais rápida da disponibilizada atualmente. A idéia é oferecer 1 Gigabit por segundo por fibra óptica”, completaram os executivos.
O anúncio dos executivos reforça a entrevista concedida ao Washington Post pelo CEO do Google, Eric Schimidt, nesta quarta-feira, 10/02. O executivo deixou claro que investir em acesso ultrarápido à Internet significará ampliar a competitividade dos Estados Unidos.
A aposta na Internet é antiga no Google. A empresa investiu recursos na Clearwire, a primeira rede nacional norte-americana baseada em WiMAX; encorajou o uso de Wi-Fi nos aviões e comprou licenças sem fio.
Segundo os executivos do Google, ‘a companhia irá ofertar banda larga com preços competitivos e que terá uma atuação o mais transparente possível’. Ainda de acordo com dados dos executivos, a empresa está analisando a criação da comunidade de parceiros – estados e localidades – para levar adiante o projeto.
A ideia é ter essa etapa finalizada em março. A nova rede será usuária do IPV6, nova categoria de endereçamento Web. O Google não revela, no entanto, o montante que irá investir na iniciativa.