Votemos na esperança, não no medo

set 3, 2024 by

No dia 6 de outubro ocorrem as eleições municipais. Prefeitos (as) e vereadores (as) serão eleitos. Temos muitas esperanças e também propostas.

Muitas vezes consideramos essas eleições menos importantes, mas na verdade elas vão ao encontro das nossas preocupações mais concretas – educação de qualidade, sistema de saúde público, eficiente e universal; moradia digna para a população de baixa renda. Além de consolidar a democracia, o avanço da justiça social, combater a desinformação, repudiar a violência, valorizarmos o meio ambiente.

Em linha com que defendemos desde o primeiro Nossa Opinião, lançado em dezembro de 2009, conclamamos a população eleitora a cobrar dos candidatos (as) compromissos com a saúde, educação, moradia, e ainda com a universalização dos serviços de telecomunicações. Que pode ser traduzida nos municípios com as seguintes propostas:

1) Mapa da exclusão digital municipal – Produzir, em parceria com entidades da sociedade civil empresarial e não empresarial, centros de pesquisa, universidades, o Mapa da Exclusão Digital Municipal (número de telefones fixos, celulares, acessos de banda larga e TV por assinatura por 100 habitantes) que possa ser utilizado na definição de políticas públicas sérias, eficientes e eficazes. Embora existam vários indicadores sobre exclusão digital, não temos um mapa da exclusão digital de cada município.

2) Escolas públicas – Fazer um levantamento de todas as escolas públicas municipais e, a partir daí, cobrar da Anatel e das operadoras Vivo e Oi que a banda larga de qualidade chegue gratuitamente às escolas públicas. Desde 2008 existe essa obrigação, e até hoje não foi cumprida. O mapa da exclusão digital é uma das ferramentas para esse levantamento.

3) Pontos Wi-fi – Solicitar à Anatel , a Oi e a Vivo a relação de todos os telefones públicos que estavam instalados em praças públicas e foram arrancados por essas empresas. Com essa informação, cobrar a instalação de totens (pontos wi-fi), principalmente em áreas mais carentes, em locais específicos como UPAs, UPPs, praças, associação de moradores.

4) 2ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM)- Cobrar do Governo Federal a convocação da 2ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM). A primeira aconteceu há quase 15 anos. Ajudar na organização da Conferência Municipal de Comunicação, parte integrante da CONFECOM.

Queremos que o sentimento de esperança nos guie no dia 6 de outubro. Votemos contra a desigualdade social e digital. Votemos nos direitos dos trabalhadores e dos excluídos. Votemos para que seja entendido que o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, ou seja, ao direito à saúde, à cultura, ao entretenimento, à segurança, à educação.

Votemos na esperança, não no medo.

Instituto Telecom, Terça-feira, 3 de setembro de 2024
Marcello Miranda, Especialista em Telecomunicações

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

  1. Thaís Miranda Sampaio Corrêa Tinoco

    Muito importante votarmos com consciência.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *