Pesquisa indica que consumidores boicotariam empresas que arquivam dados desnecessários

abr 11, 2023 by

Segundo uma nova pesquisa da Veritas Technologies, especialista em gerenciamento de dados multinuvem, 47% dos entrevistados afirmam que deixarão de comprar de uma empresa se souber que ela esteja causando danos ambientais deliberadamente ao não controlar quantos dados desnecessários ou indesejados está armazenando.

Metade dos consumidores (49%) acha que é responsabilidade das organizações que armazenam suas informações online excluí-las quando não são mais necessários. A pesquisa, que entrevistou 13 mil consumidores em todo o mundo, incluindo mil consumidores no Brasil.

A pesquisa também descobriu que quase metade (46%) afirma preocupação com o fato de 2% das emissões globais de poluição relacionadas à energia sejam causadas por data centers. Em resposta, três quintos (59%) apontam que gostariam de ver mais foco das organizações no controle do impacto negativo do armazenamento de dados online no ambiente. Como incentivando seus clientes a fechar contas não utilizadas ou inativas até a oferecer orientações sobre como excluir informações obsoletas que não precisam ou não desejam mais.

Até 2030, os data centers devem consumir até 8% de toda a eletricidade do planeta, segundo dados da Veritas.

A nova pesquisa também descobriu que 51% dos consumidores disseram que se preocupam com o fato de que o armazenamento de dados online desperdiça energia e produz poluição ambiental quando, em média, metade dos dados armazenados pelas empresas é redundante, obsoleto ou trivial (ROT). Em média, apenas 15% dos dados são críticos para os negócios, já que os 35% não constumam ser tratados.

A pesquisa, realizada pela 3Gem em nome da Veritas, entrevistou 13.000 consumidores na Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA entre 1º e 16 de fevereiro de 2023.

João Monteiro, IP News, 10 de abril de 2023

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *