Poste Italiane se torna o segundo maior acionista do Grupo TIM
A Poste Italiane, serviço de correio da Itália, comprou 9,81% das ações ordinárias do Grupo TIM (antiga Telecom Italia) e se tornou o segundo maior acionista da companhia de telecomunicações que controla a brasileira TIM.
As ações adquiridas correspondem à participação então detoda pela Cassa Depositi e Prestiti (CDP), um banco italiano de desenvolvimento controlado pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF) do País. O negócio foi anunciado no sábado, 15.
Como parte do acordo, a Poste Italiane decidiu vender a sua fatia de 3,78% no capital da Nexi, uma empresa italiana de sistemas de pagamento, para o CDP. Inclusive, o pagamento pela aquisição das ações do Grupo TIM será feito, em parte, com os rendimentos da venda dessa participação acionária, além de recursos em dinheiro. O valor do negócio não foi revelado.
Em nota, o serviço postal da Itália destacou que a operação “permite a evolução das relações comerciais entre a TIM e a Poste Italiane”.
A nova acionista ainda informou que as negociações para que a sua subsidiária Postepay, do ramo de cartões pré-pagos, possa usar a rede móvel da tele estão em estágio avançado. Outra unidade que deve se beneficiar é a PosteMobile, uma operadora móvel virtual do correio italiano.
“No geral, a transação representa um investimento estratégico para a Poste Italiane, que visa a criar sinergias entre as empresas e apoiar, juntamente com todas as partes interessadas relevantes, a consolidação do mercado italiano de telecomunicações”, afirma a empresa, em comunicado.
A participação da Poste Italiane no capital social do Grupo TIM, dono da TIM Brasil, só fica atrás da fatia da Vivendi. O conglomerado de mídia francês detém 23,75% das ações ordinárias da operadora.
Eduardo Vasconcelos, Teletime, 17 de fevereiro de 2025