Presidente da Konfitel lança audioconferência VoIP e vê disputa mais acirrada no Brasil

mar 4, 2010 by

BRICEm visita ao Brasil, Frederik Hornkvist anuncia novo aparelho que opera em voz sobre IP e linhas analógicas. Ele também adiantou que pretende aumentar a rede de parceiros comerciais no Brasil – hoje restrita à Seal – , para acompanhar o crescimento do mercado. Entre os clientes da Konfitel estão Petrobrás, Banco Itaú, Embraer e Caixa Econômica.

A empresa de audioconferência Konfitel lança agora em março o Wirelless 300, produto de voz sobre IP para comunicação móvel. Segundo o presidente da companhia, Frederik Hornkvist, o diferencial do equipamento está na autonomia da bateria, que é capaz de 60 horas contra a média atual de 12 horas.

Durante a visita ao País, Hornkvist, apresentou também a estratégia da empresa para 2010 na região. “Por enquanto, manteremos nossa parceria com a Seal, que é revendedora exclusiva da nossa marca para o Brasil e tem uma boa base de clientes”, disse Hornkvist. “Mas, nossa estratégia em todo o mundo é dividida basicamente em dois tipos de alvo: as grandes empresas, e em um segmento menor as médias e pequenas companhias”, complementa.

Segundo o executivo, a Konfitel tem intenções de expandir as vendas para outros canais, futuramente. “O Brasil é um dos mercados mais diversos, então queremos sim expandir para mais canais e abrir novas opções. Contudo, devemos ir passo a passo e não temos previsão para isso acontecer”.

O Brasil representa apenas 2% do faturamento total da companhia, que gira em torno dos 50 milhões de dólares. A empresa também está presente – por meio de canais – em outros países que participam do grupo econômico BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). “Contudo, podemos dizer que a maior parte dos nossos revendedores se concentra nos Estados Unidos e outra grande parte na Europa”, analisa Hornkvist, que fica baseado em Chicago, EUA.

Hornkivist explica que como todos os produtos são revendidos, eles passam a ter mais credibilidade comercial ao terem certificações dos fabricantes de TI. Segundo ele, como exemplo, o executivo destaca que “temos parcerias com a Alcatel-Lucent, Avaya e Siemens, que testam nossos produtos para verificarmos se temos compatibilidade com os sistemas PBX deles”.

Audioconferência VoIP

O produto que a empresa lança no Brasil nas próximas semanas é o Konftel 300W, aparelho de audioconferência wirelless com duração de bateria de até 60 horas. “Além de gravar conversas em um cartão de memória acoplado, ele traz a possibilidade de funcionar com linhas analógicas ou pela tecnologia VoIP, que representa crescimento rápido atualmente”, anuncia o executivo.

Concorrentes X mercado

Segundo estudo realizado pela empresa de consultoria Frost & Sullivan, a Konfitel figura em segundo lugar no segmento de audioconferência, superando concorrentes como Polycom e Clear One. Entre 2005 e 2008, a fabricante registrou crescimento de 12,6% em market share (espaço de mercado), de acordo com a pesquisa.

Para Frederik Hornkvist, com o crescimento da procura por produtos que fazem ligações sobre IP, a disputa tem ficado mais acirrada. “A concorrência, principalmente com a Polycom, têm nos desafiado cada vez mais a criar e desenvolver mais acessórios e atributos para os produtos que lançamos” diz Hornkvist.

Por outro lado, o executivo afirma que a empresa grande impacto financeiro com a crise mundial de 2009 e, nesse período, e registrou um crescimento global de 30% em relação a 2008. “Aquele ano [2009] foi de investimentos e conseguimos um bom resultado, mas esperamos muito mais para 2010”, revela.

Conforme aponta o presidente da Konfitel, o mercado de audioconferência está se redefinindo para a tecnologia VoIP. “Os produtos analógicos ainda são os que vendem mais, porém vejo um grande momento para revendedores e parceiros que ainda não trabalham com produtos IP para se atualizarem, porque entre cinco e dez anos imagino não estar mais vendendo produtos para linhas analógicas. Acredito que, a partir de 2015, os produtos sobre IP terão atingido um novo nível de tecnologia e de características, nos levando a desenvolver funções que nem imaginamos hoje”, analisa.

Frederik Hornkvist aponta que um dos três grandes pilares que move o mercado de audioconferência: a diminuição dos danos ao meio ambiente, sendo os outros dois ganhos de tempo e de custos, chama cada vez mais a atenção das companhias. “Acredito que a motivação para este segmento esteja proporcionando um crescimento do mercado. Isso porque, uma vez que o executivo se desloca menos para reuniões emite menos gás carbônico com a utilização de veículos”, diz.

Mesmo com a perspectiva positiva para audioconferência, por outro lado o executivo se mostra preocupado com a demanda por soluções em videoconferência, já que a empresa ainda não possui essa tecnologia em seu portifólio. “No momento não oferecemos esse tipo de produto, mas temos parcerias com empresas que têm esse serviço e soluções para vídeo. Cada vez mais as corporações têm necessitado mais qualidade na ligação, de modo que uma reunião não exija grande esforço de foco por parte do ouvinte, por exemplo. Por isso, o mercado de vídeo também é bem abrangente e ainda estamos analisando essa possibilidade de ampliar nosso foco” diz.

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