Programa de estágio tem 100 vagas para profissionais em formação
O setor de TI emprega em média 1,8 milhão de pessoas no Brasil. Segundo a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), a demanda cresce 6,5% ao ano enquanto a oferta apenas 4%, o que gera uma grande falta de mão de obra para o setor. Estima-se que em 2013 o déficit de mão de obra alcance o número de 200 mil profissionais, dados da Softex de 2009.Para amenizar este cenário e suprir sua necessidade, a BRQ IT Services lança seu novo programa de estágio voltado a estudantes em cursos superiores relacionados à tecnologia, nas universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Ao todo, são 100 vagas abertas e o processo de inscrição terá inicio em março.
A seleção se baseia em métodos que avaliam competências técnicas e comportamentais, definidas de acordo com o cargo a ser preenchido e com o perfil profissional de cada estudante. A BRQ será responsável por todo o aprendizado e desenvolvimento dos recém-chegados durante dois anos.
Após a primeira seleção, acontecem duas etapas principais. Primeiro se aplica um treinamento intensivo e técnico de quatro semanas em sala de aula, em conformidade com o curso de formação do estudante. Neste período, haverá pagamento de meia bolsa de estágio e vale-transporte. Em seguida, os participantes são inseridos em um projeto real da empresa para desenvolverem a formação prática, acompanhados de um tutor e um gestor que serão responsáveis pelo plano de estágio, estímulo e desenvolvimento do mesmo. A partir deste momento, o pagamento da bolsa de estágio torna-se integral. No total, a formação dura um período de dois anos com treinamentos progressivos de reforço.
No treinamento comportamental e técnico, a fim de garantir a eficácia e continuidade do programa, são aplicadas avaliações, revisões, cursos e provas on-line, palestras, grupos de discussão e inserções culturais periódicas.
O projeto visa a identificação de líderes potenciais para o programa de desenvolvimento de sucessores. Com a entrada de novos talentos, os mais seniores podem circular e com isso disseminar conhecimento.