Redes de satélite 5G vão gerar receita adicional de US$ 17 bi às operadoras
Uma nova pesquisa da Juniper Research descobriu que as operadoras gerarão US$ 17 bilhões em receitas adicionais a partir de redes de satélite 5G compatíveis com 3GPP (Projeto de Parceria de Terceira Geração) entre 2024 e 2030.
O estudo estimula as operadoras a assinarem parcerias com SNOs (operadores de redes de satélite), que lhes permitirão lançar serviços 5G monetizáveis baseados em satélite. Os SNOs possuem a capacidade de lançar hardware de satélite de próxima geração no espaço, além de serem responsáveis pela operação e gestão das redes.
A pesquisa prevê que o primeiro lançamento comercial de uma rede de satélites 5G ocorrerá em 2024, com mais de 110 milhões de conexões de satélite 5G compatíveis com 3GPP em operação até 2030.
O estudo aponta o relacionamento entre operadoras e assinantes como facilidade para a oferta de novos serviços. De acordo com o relatório, esta relação permitirá aos operadores impulsionar rapidamente a adoção da conectividade por satélite, integrando serviços de satélite às redes terrestres.
Adicionalmente, a investigação prevê que os operadores confiarão cada vez mais nos SNO para a prestação de serviços à medida que o desenvolvimento do 6G acelera. O autor da pesquisa, Sam Barker, comentou: “As operadoras não devem pensar apenas nos serviços de satélite 5G ao escolher um parceiro SNO, mas também no plano futuro para redes 6G, incluindo cobertura e capacidades de transferência”.
O novo conjunto de pesquisas de mercado oferece a avaliação mais abrangente da rede de satélites 5G compatível com 3GPP até o momento; fornecendo análises e previsões de mais de 24.000 pontos de dados em 60 mercados ao longo de cinco anos.
IP News, 18 de setembro de 2023