Segundo 3G Americas, redes HSPAs tiveram crescimento expressivo em 2009
Instituição diz que tecnologia HSPA demonstra melhores desenvolvimento no mundo, devido a implementações das redes HSPA+ crescentes e as taxas de transmissão de dados começam a atingir novos patamares. Ela também aponta que 42 das 303 operadoras HSPA do mundo já atualizaram suas redes para o sistema plus.Conforme aponta a instituição, a tecnologia HSPA recebeu muito apoio dos principais fabricantes, o qual, recentemente, um deles anunciou planos para uma demonstração ao vivo da tecnologia HSPA+ com uma taxa máxima de transmissão de dados teórica de 84 Mbps para o próximo 2010 Mobile World Congress, em Barcelona.
“Estamos animados com o grande esforço da 3GPP e seu sucesso na pesquisa e desenvolvimento de padrões e é com muita satisfação que acompanhamos o sucesso contínuo da implementação comercial da HSPA+.”, diz Chris Pearson, presidente da 3G Americas.
Entre os projetos de expansão da rede feitos no mundo, em fevereiro de 2009, a Telstra, da Austrália, lançou a primeira rede HSPA+ da 3GPP Release 7, utilizando a banda de 850 MHz e ofereceu cartões de dados. No final do ano, a mesma operadora foi a primeira a testar, fora dos laboratórios dos fabricantes, a tecnologia de banda larga móvel HSPA+ de 42 Mbps com portador duplo e está trabalhando numa atualização de software para implementar a tecnologia do Release 8 em sua rede.
Outros testes ocorreram em 2009, como a Mobilkom Áustria, lançando a HSPA+ na banda de 2100 MHz. Ocasionalmente, as redes HSPA+ são implementadas com sistemas de antenas MIMO, uma tecnologia que oferece ainda mais desempenho. Em julho de 2009, a TIM Itália lançou a primeira rede HSPA+ Release 7 com a tecnologia MIMO e uma taxa máxima teórica no downlink de 28 Mbps.
A Telstra, a Mobilkom Áustria e a Rogers, os primeiros a adotar a HSPA+, devem apresentar as experiências das suas redes no dia 17 de fevereiro, durante o seminário banda larga móvel HSPA+ e LTE, oferecido pela GSMA e moderado pela 3G Americas, durante o Mobile World Congress.
Segundo a 3G Americas, Até o fim de 2009, 38 redes comerciais HSPA+ foram registrados em 24 países, inclusive o primeiro lançamento da HSPA+ na América do Norte pela Rogers Wireless, do Canadá, e o primeiro lançamento de HSPA+ nos EUA pela T-Mobile e a Bend Broadband.
Para Mike Roberts, principal analista da Informa Telecoms & Media, “a adoção de HSPA+ deve ganhar velocidade com o amadurecimento da tecnologia, levando a mais de 285 milhões de assinantes HSPA+ no mundo todo até o fim de 2014. Isso deve representar 10% dos 2,8 bilhões de assinaturas de banda larga móvel UMTS-HSPA-HSPA+-LTE no mundo inteiro”.
Entre os 1.800 dispositivos HSPA comerciais disponibilizados pelos 163 fabricantes mundiais desde o lançamento da tecnologia (Associação GSM, fevereiro, 2010), hoje, existem 32 dispositivos habilitados para a tecnologia HSPA+ de 11 fabricantes. Para a 3G Americas, a grande expectativa é sobre o anúncio de Smartphones habilitados para a HSPA+, que deve ocorrer durante o Mobile World Congress, chegando ao mercado no primeiro trimestre de 2010.