Telebrás vai contratar empresa para fiscalizar fornecedores do PNBL
A Telebrás marcou para o dia 21 deste mês a realização de pregão eletrônico para contratação, mediante registro de preços, de serviços de apoio à integração, apoio à fiscalização e acompanhamento da aceitação da implantação de rede DWDM, enlaces de rádios digitais, solução de core IP, infraestrutura, lançamento de fibras ópticas e sistemas de gerência necessários ao atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), em diversos estados do País.
Empresas estrangeiras sem sede no Brasil e cooperativas não poderão participar da licitação. O prazo de vigência do contrato com a empresa ou consórcio vencedor será de três anos. A Telebrás permitirá a subcontratação de empresas desde que atenda aos requisitos de qualidade impostos e sem qualquer vinculo com a estatal. O edital prevê ainda a necessidade de abertura de escritório em Brasília pela empresa vencedora.
Serão licitados 24 itens que incluem serviços de fiscalização da implantação de rádios digitais em microondas e sistemas irradiantes na faixa de freqüência de 5 GHz a 23 GHz; de obras de infraestrutura para acomodação de contêineres ou gabinetes e seus sistemas de telecomunicações; de estruturas verticais de 20 a 100 metros, indicando o responsável técnico legal; de equipamentos com tecnologia DWDM ou redes óticas de alta capacidade; de equipamentos roteadores e switches, com suporte a protocolo IP para estações de telecomunicações. Os equipamentos e serviços a serem fiscalizados já foram objetos de licitação.
A expectativa da Telebrás é de levar a rede pública de fibras ópticas às primeiras 100 cidades definidas no PNBL a partir de abril deste ano. Em 2011, a meta é atender um total de 1.163 municípios.