Telefônica quer cobrar Google pelo uso de sua rede
A discussão sobre o uso das redes de telecomunicações pelos sites de busca, com uma possível cobrança pelas telcos, que tem sido tema de debate já há algum tempo nos Estados Unidos, começa a ganhar fôlego na Europa, com as declarações do presidente da Telefónica, César Alierta. Segundo o jornal El País, Alierta defende que se o Google e outros sites de busca quiserem fazer negócios na Internet terão que ceder uma parte (dos lucros) para as operadoras, por usarem sua infraestrutura. É a primeira vez que o presidente de uma grande operadora europeia expõe abertamente seu ponto de vista. “Usam nossa rede e não pagam nada. Essa situação vai mudar”, afirmou Alierta.
A idéia defendida por Alierta é compartilhada por muitos de seus colegas, segundo o jornal espanhol. As operadoras estimam que terão que investir € 300 bilhões em novas redes de banda larga na Europa para suportar o crescente tráfego de Internet — em parte para suportar os serviços de empresas como Google e Yahoo — e alegam que não é justo assumirem esse custo, fazendo sozinhas um investimento do qual os sites de busca vão se beneficiar.
O presidente da Telefónica também afirmou que a operadora aposta no negócios de aplicativos e disse que quer converter a empresa em uma plataforma de venda de aplicativos, a exemplo da loja da Apple. “O que vai mudar radicalmente nos próximos meses é que as plataformas dos operadores vão estar abertas e a da Telefónica está aberta para qualquer um que tenha uma idéia, uma aplicação e um serviço”, afirmou o executivo.