Velocidade é principal reclamação dos usuários de SMS
A velocidade foi apontada no estudo da Acision (MAVAM 2013) como a principal reclamação dos usuários de serviços de SMS.O fato é que a maioria das mensagens demoram para ser entregues, e 37%, disseram não estar contentes com esse tipo de falha. Outra reclamação, de 36%, é não saber se o destinatário realmente recebeu a mensagem de texto, e não saber se ele está – ou não – escrevendo uma nova mensagem (30%).
Quando questionados sobre a importância do serviço, 68% afirmam que ficariam incomodados se as operadoras parassem de ofertar os pacotes de SMS.
Para Fátima Raimondi, vice-presidente sênior da Acision e gerente geral da companhia para América Latina, o mercado de SMS nos últimos anos foi impulsionado pelo preço dos pacotes, resultado de planos ilimitados das operadoras, entretanto, “o usuário espera ter as mesmas experiências que existem nos serviços de mensagem instantânea”, e destaca que adicionar essas particularidades não é difícil, pois as tecnologias estão prontas e disponíveis, entretanto, a iniciativa requer investimentos e custos adicionais para as operadoras.
O uso das mensagens instantâneas (IM, em inglês), embora tragam alguns dos benefícios citados acima, ainda geram reclamações dos usuários, a principal delas com a disponibilidade do WiFi (25%), e da velocidade de entrega das mensagens (24%), e a impossibilidade de se conectar com todas as pessoas usando o serviço (19%).
Entre as justificativas para o uso intenso dos aplicativos de IM está o preço do serviço – uma vez que muitos usam a rede WiFi gratuita – com 47%, possibilidade de saber se o usuário está online (39%) e de compartilhar arquivos, imagens e vídeos (35%), e de usar o serviço por diversos dispositivos (PCs, celular, tablets).
Mensagens multimídia
Os serviços de mensagem multimídia foram usados por 25% dos usuários de telefonia móvel nos últimos três meses. Mas, o uso desse serviço é maior entre usuários de smartphones (30%) do que de feature phones (16%), e a barreira para uso do serviço é o preço (51%), pois os usuários alegam não saber se todos da lista de contatos podem receber esse tipo de mensagem (48%), e 42% afirmam que o pacote da operadora não inclui o MMS.
Entretanto, se a prestadora reduzir o preço o serviço poderia ser usado por 63% dos usuários entrevistados, e se incluíssem as mensagens multimídia no pacote, por 43%.